Está marcada para o dia 28 de julho, na Avenida Cívica, a 2ª Parada do Orgulho LGBT de Mogi das Cruzes, realizada pela Associação Fórum Mogiano LGBT, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e financiamento do programa estadual “+Orgulho” da Secretaria Estadual de Cultura do Governo de SP.
A edição deste ano terá como tema “Stonewall, 50 anos de resistência”, uma homenagem à série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu em junho de 1969, em Nova York, nos Estados Unidos – esses motins são considerados o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país.
A primeira edição da Parada do Orgulho LGBT de Mogi das Cruzes, realizada no ano passado, foi comandada pela drag queen Tchaka e contou com trio elétrico, DJs, banda e diversos shows. Segundo os organizadores do evento, cerca de 5 mil pessoas compareceram à Avenida Cívica; já a Guarda Municipal calculou que foram 1,5 mil pessoas.
Veja fotos da última Parada do Orgulho LGBT de Mogi: