A cidade de Mogi das Cruzes recebe, nesta quinta-feira (8), a monja zen budista brasileira e missionária oficial da tradição Soto Shu, Monja Coen. Ela dará uma palestra no CEMFORPE, a partir das 19h30.
Na palestra, Monja Coen compartilhará de toda sabedoria adquirida ao longo de 44 anos em seu contato direto com o Zen Budismo do Japão, abordando temas atuais e práticos sobre a vida e morte, harmonia e caos, saúde física e espiritual, sofrimento e prazer, sexo e amor, karma, compaixão, violência, paz, meditação (zazen), política, esporte, momentos, aqui e agora, felicidade e depressão, alimentação, entre outros.
Os ingressos variam de R$ 70 a R$ 160 e podem ser comprados no site da Bilheteria Express.
Lembrando que o CEMFORPE fica na Rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Nova Mogilar, em Mogi das Cruzes.
Sobre Monja Coen
Monja Souza Coen foi jornalista profissional em sua juventude, tendo sido repórter do Jornal da Tarde, vespertino da empresa S.A. O Estado de S.Paulo – uma das maiores empresas jornalísticas do Brasil.
Na década de 1970 foi morar em Los Angeles, na California, trabalhando como funcionaria local do Banco do Brasil S.A.
Nessa época iniciou práticas regulares de zazen no Zen Center of Los Angeles.
Tornou-se residente da comunidade de Los Angeles e fez os votos monásticos em 14 de janeiro de 1983.
No mesmo ano, em Outubro, entrou para o Mosteiro Feminino de Nagoya, Aichi Senmon Nisodo e Toku Betsu Nisodo, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial (Tokuso), habilitada a ser professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas.
Monja Coen já ordenou mais de trinta monásticos, entre homens e mulheres e mais de 250 pessoas laicas.
Há grupos orientados pela Monja Coen espalhados em vários estados brasileiros e um grupo em Zürich, na Suiça.
Escreveu dois livros : Viva Zen e Sempre Zen, traduziu o livro de sua superiora e mestra do Darma, Aoyama Shundo Docho Roshi (Utsukushi hito ni – Para uma pessoa bonita), supervisionou a edição do livro Zazen, compilado pela Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, traduziu os Sutras usados nas liturgias diárias da Soto Shu e algumas outras obras.
Atualmente a Monja Coen reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, onde é presidenta do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.
2 respostas em “Monja Coen dará palestra em Mogi das Cruzes nesta quinta (8)”
A MONJA COEN É HUMANA É EXCELENTE.
BOA IDEIA TEREM ESCOLHIDO A MONJA COEN PARA ESTA PALESTRA.
TODOS NÓS HUMANOS DEVERÍAMOS SER O QUE ELA ENSINA E TRANSMITE.
GRATIDÃO POR ELA EXISTIR.
EXCELENTE EVENTO.
PARABÉNS.
GRATIDÃO POR ELA EXISTIR.