Mogi das Cruzes atingiu, na manhã desta segunda-feira (8), um novo recorde de ocupação de leitos de UTI (unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19.
De acordo com os dados da Prefeitura Municipal atualizados às 8h42, a ocupação nas redes pública e estadual hoje é de 95,7%. Isto porque dos 116 leitos existentes em Mogi, há apenas cinco disponíveis, todos na rede pública.
A ocupação de leitos de enfermaria, onde são tratados pacientes com menor complexidade, atualmente é de 90,4%, informa a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Dos 167 leitos existentes, 16 estão disponíveis.
Conforme anunciado na última semana, a cidade de Mogi deve receber, nos próximos dias, mais 95 leitos destinados ao tratamento da Covid-19, sendo 70 de enfermaria e 25 de UTI. Do total de leitos prometidos pelo governo estadual, 65 serão implantados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus na cidade, e 30 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti.
“Já estamos preparando o Hospital Municipal para essa ampliação de leitos e, até segunda-feira, devem estar montados mais sete destes 15 leitos de UTI confirmados pelo Governo do Estado”, disse o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel na semana passada.
A ampliação de leitos no município pode fazer com que a taxa de ocupação diminua. Para isto, entretanto, seria necessário também que a taxa de contaminação pare de aumentar.
A última semana com dados divulgados no site da Prefeitura (22 a 28 de fevereiro) apresentou os maiores níveis de contaminações e mortes desde o início da pandemia em Mogi das Cruzes. Foram 993 novos casos confirmados da Covid-19 e 28 óbitos decorrentes da doença.
Até o momento, 18.309 pessoas já testaram positivo para o coronavírus na cidade, sendo que 750 morreram, 12.278 se curaram e 5.281 são casos ativos.
Ainda segundo as estatísticas divulgadas pela administração municipal, 21.844 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes e 8.851 delas já receberam inclusive a segunda dose.