Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes receberá mais 65 novos leitos para pacientes com Covid-19



Após receber a informação que o Estado implantará 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria a pacientes com Covid-19 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, Mogi das Cruzes poderá contar com mais 65 leitos, sendo 15 de UTI e 50 de enfermaria, no Hospital Municipal.



A novidade foi divulgada na tarde desta sexta-feira (5) pelo prefeito Caio Cunha, após reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, da qual também participaram os prefeitos de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues.



No total, o Alto Tietê recebeu a garantia de mais 79 leitos de UTI e 118 de enfermaria para atendimento Covid na região, dos quais 15 UTI e 50 enfermaria serão instalados no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.



“Agradeço aos meus colegas prefeitos do Condemat pela união e força regional que resultaram nessa importante conquista. Estamos saindo do Palácio dos Bandeirantes com a garantia desses novos leitos e um investimento da ordem de R$ 14,6 milhões para nossa região”, afirmou Caio Cunha. O valor será repassado fundo a fundo para os municípios implantarem novos leitos nas unidades municipais ou para a contratação de leitos junto à iniciativa privada.



Desde o último final de semana, o Hospital Municipal tem enfrentando lotação máxima de pacientes em função da alta nos casos registrada na cidade e também em todo o Estado. Embora nenhum paciente tenha ficado sem atendimento, segundo a Prefeitura, a situação levou a administração municipal a adotar medidas de restrição mais rigorosas, colocando o município na fase vermelha e buscando alternativas para a ampliação no número de leitos.

“Já estamos preparando o Hospital Municipal para essa ampliação de leitos e, até segunda-feira, devem estar montados mais sete destes 15 leitos de UTI confirmados pelo Governo do Estado”, disse o secretário municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Henrique Naufel. Os outros oito devem ser implantados na sequência.  

Os 50 novos leitos de Enfermaria serão instalados na área do Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal, com entrada pelo Bloco B, sendo parte na área interna, incluindo consultórios, e parte na área externa. Neste caso, a principal providência em andamento é a locação de tenda de cobertura especializada e demais estruturas de segurança, informou a Prefeitura.

Dados atualizados na manhã desta sexta pela administração municipal indicam que, atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI em Mogi das Cruzes é de 92%, com nove dos 112 leitos disponíveis. Já com relação aos leitos de enfermaria, a taxa é de 84,4%, com 27 dos 173 leitos disponíveis.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP