O edital para a contratação da empresa responsável pela pavimentação e urbanização das estradas municipais Yoenji Kakamura e Mauro Auricchio, no distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, será publicado no começo de novembro. As obras devem ter início em janeiro de 2022.
De acordo com a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), as informações foram repassadas durante reunião online com a secretária municipal de Obras, Leila Alcântara Galvão.
A previsão é que, a partir do dia 4 de novembro, as empresas interessadas em realizar o projeto possam apresentar as propostas comerciais. “A concorrência seguirá o rito legal e se não houver nenhuma questão envolvendo recursos, estimamos que até o final de dezembro o processo esteja finalizado, com os trabalhos tendo início em janeiro”, explicou.
O presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, comemorou a notícia e destacou que a pavimentação trará uma série de benefícios para cerca de 20 empresas, além das melhorias oferecidas aos moradores da região, uma vez que a chegada de matérias-primas e o escoamento da produção ficarão mais fáceis. As vias, atualmente, são de terra. “Esta é uma demanda antiga da Agestab e que, agora, começa a se concretizar”, disse ele.
Com as estradas asfaltadas, Baradel acredita que mais empresários podem se interessar em adquirir áreas para a instalação de novas empresas, o que significa geração de emprego. “Muitos investidores vinham até aqui e perdiam o entusiasmo devido às condições da estrada. Com a pavimentação, isso certamente vai mudar”, frisou.
O investimento no projeto será de R$ 10,8 milhões. Os recursos têm como origem um convênio da Prefeitura de Mogi das Cruzes com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). A licitação foi aberta e é conduzida pela administração municipal.
Serão cerca de três quilômetros de estradas a serem pavimentadas. O início dos trabalhos se dará em frente ao Colégio Hermon. O asfaltado se estenderá 1,2 quilômetro na Yoneji Nakamura e 1,3 quilômetro na Mauro Auricchio.
Estrada do Taboão
Em relação às obras na Estrada do Taboão, a secretária Leila informou que os trabalhos já tiveram início, ainda na etapa de sondagens e estudos detalhados.
Ao todo, 20 quilômetros da estrada, entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel, receberão serviços de recuperação funcional, que compreende recapeamento, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. O prazo estimado para a conclusão é de 12 meses e o investimento previsto será de R$ 17,6 milhões.