O empréstimo pessoal é um dos principais recursos lembrados pelos brasileiros quando a situação financeira fica mais complicada. Isto porque a linha de crédito pode ser utilizada como a pessoa bem entender, seja para pagar dívidas, dar entrada na casa própria ou até mesmo fazer uma viagem, por exemplo.
Antes de contratar um empréstimo pessoal, entretanto, é necessário estar atento a alguns detalhes, se não quiser correr o risco de acabar se endividando de maneira que não consiga dar conta do pagamento das parcelas. Primeiro, vamos conhecer as vantagens e desvantagens de se fazer um empréstimo pessoal.
Vantagens
- Flexibilidade: O empréstimo pessoal geralmente não é vinculado a um propósito específico. Isso dá a flexibilidade de usar o dinheiro conforme necessário, para despesas médicas, educação, pagamento de dívidas ou outras necessidades.
- Rapidez: Em comparação com outros tipos de empréstimos, o processo de obtenção de um empréstimo pessoal pode ser mais rápido. Em alguns casos, a pessoa pode receber a aprovação e o dinheiro em poucas horas.
- Taxas fixas: Alguns empréstimos pessoais têm taxas de juros fixas, o que significa que os pagamentos mensais permanecerão os mesmos ao longo do prazo do empréstimo.
Desvantagens
- Taxas elevadas: Os empréstimos pessoais muitas vezes têm taxas de juros mais altas em comparação com outros tipos de empréstimos, especialmente se o consumidor não tiver uma boa pontuação de crédito.
- Impacto no orçamento: O pagamento mensal do empréstimo pode representar uma quantia importante no orçamento. É essencial ter certeza de que pode arcar com o pagamento regular antes de se comprometer.
- Risco de endividamento: Se o crédito não for utilizado com responsabilidade, o empréstimo pessoal pode levar a um endividamento excessivo. O acesso fácil ao dinheiro pode resultar em gastos desnecessários.
Cuidados a serem tomados
- Checar a reputação do banco: Existem vários tipos de golpe do empréstimo de instituições desconhecidas e que oferecem grandes vantagens. Por isso, mesmo que o empréstimo pessoal tenha a característica de ser liberado mais rápido, sempre verifique a reputação da instituição antes de fechar acordo.
- Verificar taxas de juros: um detalhe importante antes de contratar um empréstimo é saber calculá-lo, ou seja, analisar todas as taxas envolvidas e condições de pagamento. As taxas de juros do empréstimo pessoal (que não pede um bem como garantia) costumam ser mais altas que de empréstimos com garantia.
- Analisar a capacidade de pagamento das parcelas: É interessante se fazer algumas perguntar antes de solicitar a linha de crédito, como, por exemplo: Como está sua atual situação financeira? As parcelas do empréstimo cabem no orçamento? Caso esteja pegando um empréstimo pessoal para pagar dívidas, mais uma vez verifique se as taxas de juros são mais atraentes ou se vale a pena tentar renegociar a dívida atual.
- Simular em mais de uma instituição: Não assine o contrato com um banco ou instituição financeira sem antes verificar todas as opções disponíveis. Às vezes, o banco concorrente pode oferecer melhores condições. Uma boa dica é utilizar o Serasa eCred, ferramenta que realiza um comparativo de empréstimos oferecidos por diversas instituições financeiras.