O prefeito Marcus Melo assinou, na noite de segunda-feira (13), o decreto de nomeação dos novos conselheiros tutelares de Mogi das Cruzes para a gestão 2020/2023. Durante a solenidade, realizada no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ele também anunciou o início das atividades do 3º Conselho Tutelar da cidade, no distrito de Jundiapeba.
Tomaram posse 30 conselheiros, sendo 15 titulares e 15 suplentes, para atuar nas unidades do Centro, Braz Cubas e Jundiapeba – cada uma é composta por cinco membros titulares e cinco suplentes.
Os conselheiros eleitos contam com remuneração mensal de R$ 2.623,13. Os recursos são do município, que também arca com a despesa de manutenção das unidades, como veículos, combustível, funcionários administrativos, material de consumo e equipamentos.
De acordo com a Prefeitura, os novos conselheiros passaram por capacitação com objetivo de prepará-los para a importante tarefa para a qual foram eleitos. A cada um dos membros dos Conselhos Tutelares de Mogi das Cruzes fica o encargo de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, com base no que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Mogi das Cruzes tem um olhar especial para as crianças e, a partir deste ano, a cidade passa a contar com a terceira unidade do Conselho Tutelar, no distrito de Jundiapeba, que vai aumentar a atenção e o amparo que o município já realiza nessa área”, afirmou o prefeito, que ainda citou o artigo 227 da Constituição durante a solenidade: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
Além do prefeito, participaram da solenidade o vice-prefeito Juliano Abe, o juiz da Vara da Infância e Juventude, Gioia Perini, a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, e o vereador Jean Lopes, representando a Câmara de Mogi das Cruzes, entre outras autoridades.
“Estudem, busquem informação e conhecimento, e contem conosco, porque estaremos sempre prontos para ajudar em tudo o que for necessário”, disse o juiz Gioia Perini aos membros eleitos.
A eleição dos novos conselheiros tutelares foi realizada em 6 de outubro e contou com o voto aberto de 6.172 eleitores, dos quais 6.114 realizaram nominais, 9 brancos e 49 nulos. O processo eleitoral foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Membros Titulares
Conselho Tutelar Centro
- Elisabete Neres Feitosa Brandão
- Maria Ap. Ferreira da Souza Oliveira
- Paola Vanessa Galvão G. Cardoso
- Denise Costa Millan Andere
- Rosemeire de Souza Gonçalves e Silva
Conselho Tutelar Braz Cubas
- Georgia Patricia da Silva Mariano
- Roger Leandro Lucareski
- Cristiane Paloma de Azevedo Pereira
- Mirena Guariento Gonçalves
- Suzan Cristina Miranda de Macedo
Conselho Tutelar Jundiapeba
- Leda Maria da Costa Abrantes
- Thaisy Regiane Ferreira Ferraz
- Anita Cristina Pereira Camilo
- Lúcia Cláudia da Silva Araújo
- Cristiane Paiva da Silva
2 respostas em “Novos conselheiros tutelares são empossados em Mogi das Cruzes”
conselheiro tutelar faz o q ? porq só cuida dos filhos dos outros quem cuida dos próprios filhos …
Boa tarde ,isso e agromeração e estão todos juntos ,aí não tem problema de ser contagiado ?