Categorias
BRASIL

Novo saque do FGTS pode ser liberado em 2022; veja como consultar o saldo



Com o objetivo de auxiliar pessoas que estão endividadas, o governo federal vem avaliando a possibilidade de liberação de um novo saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) até o fim de 2022. A informação foi divulgada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, no último dia 22, durante evento promovido por um banco.



“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS”, disse Guedes.



Vale lembrar que o FGTS é um direito do trabalhador com carteira assinada e, geralmente, só pode ser sacado mediante condições específicas, como na demissão sem justa causa, na compra da casa própria ou na aposentadoria. Neste caso, o objetivo seria liberar o saque de um determinado valor a todos os trabalhadores, sem exceções, como feito em 2019 e 2020, em caráter emergencial.



De acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo, o valor do novo saque do FGTS 2022 ainda está em estudo, mas deve ficar entre R$ 500 e R$ 1.000 por trabalhador.



Quanto eu tenho no FGTS?

A consulta ao saldo do Fundo de Garantia pode ser feita somente no aplicativo FGTS, disponível na Google Play (Android) e App Store (IOS). Correntistas da Caixa Econômica Federal também conseguem ter acesso à informação por meio do site do banco.

Confira abaixo o passo a passo para consultar o saldo do FGTS pelo app:

  • Abra o aplicativo e selecione a opção ‘Cadastre-se’;
  • Informe seu CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastre uma senha de acesso numérica, com seis dígitos;
  • Depois clique em ‘Não sou um robô’;
  • O trabalhador vai receber um e-mail de confirmação por e-mail. Clique no link que foi enviado;
  • Após o cadastro, abra o aplicativo e informe o “CPF” e “senha” cadastrada;
  • Após o login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre seu histórico profissional, como por exemplo o ano em que o trabalhador começou a trabalhar em tal emprego ou em que ano ele saiu de outro trabalho. Quem não lembrar pode consultar o histórico profissional na carteira de trabalho digital.
  • Após responder essas perguntas, é preciso ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar;
  • Pronto! Seu saldo vai aparecer na tela do app

Quem tiver dificuldades para consultar o saldo do FGTS pelo app pode entrar em contato com a Caixa pelos números 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: