Categorias
ALTO TIETÊ

Novo edital do Mais Médicos anuncia 13 vagas em seis cidades do Alto Tietê

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

O governo federal lançou um novo edital do Mais Médicos para ampliar o acesso à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas para 3.174 vagas disponíveis em 1.620 municípios das 27 unidades federativas.


No estado de São Paulo, estão previstas 448 vagas em 177 municípios do estado. O Alto Tietê foi contemplado com 13 vagas em cinco municípios: Ferraz de Vasconcelos (4), Santa Isabel (3), Suzano (3), Guararema (1), Itaquaquecetuba (1) e Salesópolis (1).

Leia também:  Prefeitura de Itaquaquecetuba reinaugura Terminal de Manoel Feio

A intenção é fortalecer a assistência nas regiões remotas e de maior vulnerabilidade social, informou o governo federal, acrescentando que a oferta das vagas considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. Lançado na última quarta-feira (30), o estudo aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões.  


“Existe uma importante conexão entre o Mais Médicos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, e o nosso esforço contínuo em acelerar o atendimento especializado no SUS, uma das principais preocupações da nossa gestão. A atuação integrada desses profissionais vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Leia também:  Prazo para se inscrever nos cursos na Casa da Mulher de Itaquaquecetuba termina nesta terça

Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população. Quando necessário, encaminham os pacientes a consultas com especialistas. As informações são registradas no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS), o que permite a integração dos dados do paciente entre a atenção primária e a especializada, incluindo consultas e exames.

As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para esses dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.

Leia também:  Homem é preso pela GCM de Suzano por descumprimento de medida protetiva no Miguel Badra

Os médicos interessados podem se inscrever até o dia 8 de maio, por meio do site oficial do programa.

Compartilhe essa notícia: