Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores querem que Estação de Mogi da CPTM leve nome de Waldemar Costa Filho



Uma moção (18/2019) de autoria do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai (PR), apela aos deputados estaduais para que estudem a viabilidade de apresentar propositura alterando o atual nome da “Estação Mogi das Cruzes” da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O objetivo dos vereadores é renomeá-la como “Estação Mogi das Cruzes – Prefeito Waldemar Costa Filho”.



Waldemar foi prefeito de Mogi das Cruzes por quatro mandatos, sendo que o primeiro ocorreu em 1968, quando decidiu interligar a cidade à Via Dutra, criando a Mogi-Dutra. Os mandatos seguintes foram em em 1976, 1989 e 1997.



Waldemar Costa Filho foi prefeito de Mogi por quatro vezes

Outros grandes feitos de Waldemar, morto em 2001, foram a construção da Rodovia Mogi-Bertioga, que liga a cidade ao litoral, e do centro cívico na cidade de Mogi das Cruzes, além da transferência da Prefeitura e de diversos órgãos para as proximidades do bairro do Socorro, o que acabou gerando um novo eixo de desenvolvimento para Mogi, fato comprovado com a instalação do único shopping center da cidade e pelo bairro da Vila Oliveira, considerados pontos nobres de moradia e comércio.



Além de prefeito de Mogi, Waldemar Costa Filho também foi secretário de abastecimento na gestão de Paulo Maluf na prefeitura de São Paulo (1993-1996). Seu filho, Valdemar Costa Neto, também seguiu carreira política, tendo sido eleito seis vezes deputado federal. Recentemente, Neto foi julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão. Ele cumpriu uma parte da prisão em regime fechado e o resto em casa, usando tornozeleiras, no entanto, em 2016, em decorrência do decreto presidencial de indulto expedido no ano anterior, o Supremo Tribunal Federal julgou extinta a sua punibilidade, concedendo-lhe a liberdade.



Na moção que pretende dar à Estação Mogi das Cruzes o nome de Waldemar Costa Filho, os vereadores afirmam que ele “deixou seu nome marcado em nosso município pelas inúmeras obras e serviços que prestou à nossa comunidade, gozando até os dias atuais de grande prestígio e memória pela sua eficiência, dedicação e jogo político e administrativo”.

Subscrita pelos vereadores Francimário Vieira Farofa (PR), Péricles Bauab (PR) e Antonio Lino (PSD), a proposta foi aprovada na sessão ordinária da última quarta-feira (21).

O vereador Sadao Sakai (PR) é autor da moção que pode mudar o nome da Estação de Mogi da CPTM
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

3 respostas em “Vereadores querem que Estação de Mogi da CPTM leve nome de Waldemar Costa Filho”

Coloque o nome da Dna. Yayá, que tanto contribuiu com terras na cidade, usurpadas pelo Estado e Prefeitura, e até agora não tem sequer um reconhecimento na cidade.

Consultem os cidadaos para que seja ou não aprovado, fazendo um plebiscito para isso.
Eu não gostaria que tivesse o nome dessa pessoa, sendo que o o seu filho, o maior safado, desviou os valores para realizar obras em nossa cidade, nos prejudicando e adquirindo as ações da JSL, sendo o majoritário da empresa com o nosso dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *