Estação Mogi das Cruzes da CPTM

Vereadores querem que Estação de Mogi da CPTM leve nome de Waldemar Costa Filho

CIDADE PRIORIDADE
Uma moção (18/2019) de autoria do presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai (PR), apela aos deputados estaduais para que estudem a viabilidade de apresentar propositura alterando o atual nome da “Estação Mogi das Cruzes” da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O objetivo dos vereadores é renomeá-la como “Estação Mogi das Cruzes – Prefeito Waldemar Costa Filho”.

Waldemar foi prefeito de Mogi das Cruzes por quatro mandatos, sendo que o primeiro ocorreu em 1968, quando decidiu interligar a cidade à Via Dutra, criando a Mogi-Dutra. Os mandatos seguintes foram em em 1976, 1989 e 1997.

Waldemar Costa Filho foi prefeito de Mogi por quatro vezes

Outros grandes feitos de Waldemar, morto em 2001, foram a construção da Rodovia Mogi-Bertioga, que liga a cidade ao litoral, e do centro cívico na cidade de Mogi das Cruzes, além da transferência da Prefeitura e de diversos órgãos para as proximidades do bairro do Socorro, o que acabou gerando um novo eixo de desenvolvimento para Mogi, fato comprovado com a instalação do único shopping center da cidade e pelo bairro da Vila Oliveira, considerados pontos nobres de moradia e comércio.

Além de prefeito de Mogi, Waldemar Costa Filho também foi secretário de abastecimento na gestão de Paulo Maluf na prefeitura de São Paulo (1993-1996). Seu filho, Valdemar Costa Neto, também seguiu carreira política, tendo sido eleito seis vezes deputado federal. Recentemente, Neto foi julgado e condenado no escândalo do mensalão a sete anos e dez meses de prisão. Ele cumpriu uma parte da prisão em regime fechado e o resto em casa, usando tornozeleiras, no entanto, em 2016, em decorrência do decreto presidencial de indulto expedido no ano anterior, o Supremo Tribunal Federal julgou extinta a sua punibilidade, concedendo-lhe a liberdade.

Na moção que pretende dar à Estação Mogi das Cruzes o nome de Waldemar Costa Filho, os vereadores afirmam que ele “deixou seu nome marcado em nosso município pelas inúmeras obras e serviços que prestou à nossa comunidade, gozando até os dias atuais de grande prestígio e memória pela sua eficiência, dedicação e jogo político e administrativo”.

Subscrita pelos vereadores Francimário Vieira Farofa (PR), Péricles Bauab (PR) e Antonio Lino (PSD), a proposta foi aprovada na sessão ordinária da última quarta-feira (21).

O vereador Sadao Sakai (PR) é autor da moção que pode mudar o nome da Estação de Mogi da CPTM

Entre em nossos Grupos de WhatsApp e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

3 comentários em “Vereadores querem que Estação de Mogi da CPTM leve nome de Waldemar Costa Filho

  1. Consultem os cidadaos para que seja ou não aprovado, fazendo um plebiscito para isso.
    Eu não gostaria que tivesse o nome dessa pessoa, sendo que o o seu filho, o maior safado, desviou os valores para realizar obras em nossa cidade, nos prejudicando e adquirindo as ações da JSL, sendo o majoritário da empresa com o nosso dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *