Categorias
MOGI DAS CRUZES

Rio Tietê entra em estado de emergência e corre risco de transbordar em Mogi



Informações divulgadas pelo Climatempo, site especializado em meteorologia, apontam que é preocupante a situação do rio Tietê em Mogi das Cruzes. Isto porque o nível do rio passou da cota de “alerta” para a de “emergência” na noite da última quarta-feira (27). Para piorar a situação, de lá para cá, a chuva se manteve, mesmo que em menor intensidade.



O cenário mais grave acontece no trecho da avenida Cabo Diogo Oliver onde o rio passa, por volta do número 575. Se subir mais um pouco, o córrego pode transbordar e começar a causar transtornos no trânsito, além de danificar casas vizinhas, prejudicando os moradores das redondezas.



De acordo com omonitoramento do SAISP (Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo), o nível do rio atingiu a cota de emergência às 18h20 de quarta-feira, com 735,80 centímetros. Às 22 horas, a tendência era de diminuição do nível, mas permanecia na faixa de emergência, com 735,82 centímetros. A cota de extravasamento é de 736,10 centímetros. Por volta das 22h30, a chuva voltou aumentar, mas com fraca intensidade.



No quadro abaixo, a cor rosa indica nível de emergência e o laranja é o nível de alerta.



Nível do Rio Tietê em Mogi das Cruzes SP

Previsão é de mais água

Ainda de acordo com dados do Climatempo, o fim de semana e feriado de Carnaval devem trazer mais chuva para Mogi das Cruzes, o que torna a situação do rio ainda mais grave.

Entre sábado e terça-feira, deve chover todos os dias na cidade – as chances disto acontecer ficam entre 75% e 90%. Segundo a previsão, o volume de chuva será decrescente: 17mm no sábado, 12mm no domingo e 10mm na segunda e terça-feira. Já a temperatura não deve subir muito, ficando entre os 17º e 29ºC.

Chuva acima da média

Como a maioria das áreas da Grande São Paulo, Mogi das Cruzes também está tendo um fevereiro com excesso de chuva. Pela medição do CEMADEN, do dia 1 até o dia o dia 27 de fevereiro choveu 391,4 mm na região do Jardim Santos Dumont.

Esta quantidade de chuva é muito elevada e está acima da média normal para fevereiro que varia de 200 mm a 250 mm, pelo cálculo do Instituto Nacional de Meteorologia para o período de 1981 a 2010.

*com informações do Climatempo

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *