Categorias
ALTO TIETÊ

Mogi fica em 54º lugar no Ranking de Saneamento 2022; Suzano aparece em 14º



O Instituto Trata Brasil divulgou, na última terça-feira (22), o Ranking de Saneamento 2022. O estudo tem como base os dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, em seu Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com a situação dos serviços de água e esgoto no país em 2020, como indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos.



Mogi das Cruzes caiu no ranking este ano, ficando em 54ª posição – no ano passado, a cidade estava em 44ª. Apesar disso, a cidade ainda está à frente de capitais como Cuiabá (55ª posição), Florianópolis (60ª), Aracajú (63ª), Natal (72ª), Fortaleza (76ª), Recife (83ª), Teresina (84ª), São Luís (85ª), Manaus (89ª) e Maceió (91ª).



O destaque da região é a cidade de Suzano, que garantiu a 14ª posição, sendo o único município do Alto Tietê entre os 20 melhores. Já Itaquaquecetuba ficou em 57º. Os demais municípios da região não apareceram no ranking dos 100 melhores.



O prefeito Rodrigo Ashiuchi afirmou que Suzano continua empenhada em garantir o avanço no saneamento básico. Em dezembro passado, a municipalidade conseguiu a regularização das redes de abastecimento de água na região norte, especificamente no Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama. A conquista junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem beneficiado 2,9 mil famílias que vivem nas proximidades da estrada Portão do Honda.



De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, para melhorar de forma constante os índices, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) vem investindo na melhoria e ampliação dos serviços de saneamento. Na área de abastecimento de água, o principal trabalho da autarquia é a setorização da região leste, que é uma divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água, agilizar manutenções e diminuir perdas. Os bairros são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo o distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento total previsto nas obras de setorização da região leste é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: