A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que está retomando os atendimentos médicos, consultas e exames, que haviam sido suspensos com o início da pandemia do novo coronavírus. A pasta informou que está ligando para os pacientes que tiveram seus procedimentos cancelados, com o objetivo de realizar os reagendamentos.
A retomada está sendo feita em todos os postos de saúde da cidade, com horários espaçados entre as consultas para evitar aglomerações. Segundo a Prefeitura, em todas as unidades, são adotados os cuidados de acesso necessários, respeitando números reduzidos de pessoas, uso de máscaras e um planejamento especial para garantir a segurança dos pacientes e profissionais.
“Em cada posto de saúde estamos mantendo um médico para atendimento às demandas espontâneas e os demais profissionais para as consultas agendadas”, disse a diretora de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.
Desde o início da pandemia, apesar da suspensão dos agendamentos, todas as unidades de saúde permaneceram abertas para atendimentos emergenciais, como alta de pressão, ou imprescindíveis, como a troca de receitas de medicamento de uso contínuo. Já a Única de Jundiapeba funcionou, desde o final de março, como referência para emergências de saúde não Covid-19, atendendo pacientes agendados conforme demandas.
A Prefeitura enfatizou que, neste momento, não há necessidade do paciente entrar em contato, basta aguardar o telefonema da Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre a data da consulta aguardada.
Já para quem está apresentando sintomas do novo coronavírus, a orientação é diferente. Neste caso, é preciso ligar para o Disk Corona: 4798-5160 ou procurar o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus.