Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes reforça divulgação para vacinação contra meningite tipo C



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes promove, até o final do mês de fevereiro, a vacinação contra Meningocócica C (conjugada). O imunizante está disponível para diversos públicos, em especial para adolescentes de 15 a 19 anos.



Esta faixa etária é considerada a principal responsável pela manutenção da circulação da doença na comunidade, informou a administração municipal, acrescentando que a ampliação da vacina acontecerá enquanto durar o estoque municipal.



A dose está disponível em todas Unidades Básica de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família de Mogi das Cruzes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.



Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as vacinas contra meningite C e ACWY também podem ser aplicadas em pessoas imunodeprimidas. Já no caso de gestantes não há contraindicação, porém, é necessária autorização do médico do pré-natal. 



Confira abaixo quem pode receber o imunizante contra meningite C e ACWY:

Crianças menores de 1 ano: deve receber 2 doses da vacina contra Meningite C – aos 3 e 5 meses de vida.

De 1 a 10 anos de idade: deve receber uma dose de reforço da vacina contra Meningite C ao completar 1 ano de vida. Em caso de atraso vacinal a criança pode receber 1 dose até os 10 anos de idade. 

De 11 a 14 anos de idade: deve receber uma dose da vacina ACWY agendada aos 11 anos de idade, independente se tomou qualquer dose de vacinas contra Meningite antes da criança completar 11 anos de vida. Em caso de atraso vacinal, (ou seja, os que não receberam a dose aos 11 anos), podem receber esta dose até os 14 anos de idade. 

Profissionais da Saúde: deve apresentar registro profissional de sua categoria (Assistentes Sociais; Biólogos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros;  Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Médicos Veterinários; Nutricionistas; Odontólogos; Psicólogos; Terapeutas Ocupacionais; e também, todos os profissionais técnicos dos cursos de saúde)

Trabalhadores da Saúde: deve apresentar comprovante de trabalho em serviços de saúde (trabalhadores de clínicas, consultórios, ambulatórios de saúde, laboratórios, hospitais, farmácias/drogarias)

Estudantes da área de Saúde: prioritariamente que estão em época de estágio em instituição de saúde devem apresentar comprovante atual (2023) da instituição de ensino que comprove a matrícula em curso da área se saúde. 

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: