Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes receberá inicialmente 5.240 doses da vacina contra a Covid-19



A primeira remessa da vacina contra a Covid-19 que será enviada a Mogi das Cruzes contará com 5.240 doses, informou o secretário municipal de Saúde em transmissão ao vivo realizada na noite desta segunda-feira (18), junto com o prefeito Caio Cunha.



“Com isso, a gente vai consegue abranger apenas o pessoal da saúde que está diretamente relacionado ao enfrentamento da Covid-19. São os médicos e enfermeiros que estão na Terapia Intensiva ou nas enfermarias cuidando desses pacientes”, disse Naufel.



De acordo com o secretário, no ano passado, cerca de 9 mil profissionais de saúde receberam a vacina da gripe, o que significa que a primeira remessa da imunização contra a Covid-19 atenderá pouco mais da metade desse público. Naufel disse, ainda, que houve uma diminuição de 34% no número de doses que seriam distribuídas em todo o país. Segundo ele, das 10,8 milhões que eram reservadas para o Plano SP, 4,8 milhões ainda estão represadas por não terem recebido o aval da Anvisa.



“O que o Estado de SP tem pactuado com a Sinovac, da Coronavac, são 46 milhões de doses que serão distribuídas para o país inteiro, o que dá em torno de 20 ou 25% da nossa população. Lembrando que serão duas doses pela Coronavac”, afirmou o secretário municipal.



Ainda segundo Naufel, após vacinados os profissionais de saúde e indígenas, serão imunizados os idosos, de acordo com a faixa etária. “Vai ser o quantitativo escalonado de cinco em cinco anos. Então, a partir dessa primeira dose, que serão os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas, virão os que têm acima de 75 anos, entre 70 e 75, entre 65 e 70 e de 60 a 65 anos”, explicou ele.

“Quando será? A gente não sabe. Depende da importação da matéria básica para fazer o envase e distribuição aqui no Brasil O que nós temos hoje que serão distribuídas para o país inteiro são essas 10,8 milhões. 6 milhões já foram distribuídas. Tem mais 4,8 milhões ainda no Butantan, esperando a liberação da Anvisa, E a gente espera que chegue mais matéria-prima para que a vacina possa ser produzida e fornecida para o Brasil todo”, concluiu o secretário, acrescentando que a expectativa é de que a primeira remessa de vacinas chegue a partir de amanhã (19).

Naufel e Cunha reafirmaram que a vacinação contra o coronavírus será realizada nos postos de saúde e também no esquema “drive-thru”, sem sair do carro.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: