Mogi das Cruzes poderá se tornar o primeiro município a integrar as informações do programa Rotas Rurais ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), iniciativa que busca ampliar a rapidez e a precisão no atendimento de ocorrências policiais em áreas rurais.
A proposta foi apresentada nesta terça-feira (9) durante reunião na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Participaram do encontro o secretário estadual de Agricultura, Geraldo Melo, o deputado estadual Marcos Damasio, o secretário municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes, Renato Abdo, e o diretor executivo do Ibrahort, Manoel Oliveira.
Segundo os participantes, a medida prevê o compartilhamento dos dados do programa Rotas Rurais com o Copom. O programa utiliza georreferenciamento para identificar propriedades rurais e facilitar sua localização. Com a integração, equipes de segurança pública e outros serviços de emergência poderiam localizar imóveis rurais com mais rapidez em situações que demandem atendimento imediato.
De acordo com a Prefeitura, Mogi das Cruzes possui mais de 2 mil propriedades cadastradas no programa. A utilização dessas informações pela Polícia Militar pode contribuir para reduzir o tempo de resposta em ocorrências registradas em áreas rurais do município.
Durante a reunião, o secretário estadual Geraldo Melo manifestou concordância com a proposta, permitindo o avanço das tratativas para a possível implementação da integração.
O deputado Marcos Damasio afirmou que a iniciativa pode trazer benefícios para produtores rurais e moradores dessas regiões, especialmente em situações que exigem localização precisa das propriedades.
Já o secretário municipal Renato Abdo destacou que a proposta surgiu a partir de discussões realizadas em uma reunião sobre segurança no bairro Pindorama. Segundo ele, a integração das informações georreferenciadas do Rotas Rurais ao sistema utilizado pela Polícia Militar poderá ampliar a eficiência no atendimento às ocorrências no campo.
Caso seja efetivada, a iniciativa poderá servir como referência para outros municípios paulistas com áreas rurais cadastradas no programa.

Fique ainda mais perto das notícias de sua cidade seguindo o Notícias de Mogi no Instagram e no Google Notícias