Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
Com o período de chuvas, tem crescido os casos de dengue em todo o país. Em Mogi das Cruzes, já foram registrados 63 casos somente em 2024, de acordo com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (7).
O bairro que contabilizou mais casos de dengue até o momento é a Vila Nova União, com 14. Na sequência vem a Vila Oliveira e Jundiapeba, com cinco cada. Confira a seguir a relação completa:
- Alto Ipiranga: 01
- Centro: 04
- Jardim Cambuci: 01
- Jardim Camila: 01
- Jardim Ivete: 02
- Jardim Novo Horizonte: 01
- Jardim Santa Tereza: 01
- Jundiapeba: 05
- Mogi Moderno: 01
- Parque Santana: 02
- Residencial Itapeti:01
- Vila Cintra: 01
- Vila Jundiai: 02
- Vila Lavínia:01
- Vila Nova Aparecida: 01
- Vila Oliveira: 05
- Vila Rubens: 02
- Vila São Sebastião: 04
- Vila Suíssa: 03
- Jardim 9 de Julho: 02
- Parque Moumbi: 01
- Vila Nova União: 14
- Taboão: 03
- Jardim Esperança: 01
- Vila Progresso: 01
- Jardim Natalie: 01
- Jardim São Pedro: 02
- Cj. Santo Angelo: 01
- Jardim Rubi: 01
- Vila Pomar: 01
A administração municipal informou que, desde o início do ano, está intensificando os trabalhos nos bairros onde há casos confirmados da doença, como a Vila Nova União, onde as vistorias e aplicações foram concluídas na última segunda-feira (5).
Com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde vem reforçando os cuidados necessários junto à população.
As principais dicas são: não deixar expostos materiais que possam acumular água, como potes, garrafas e recicláveis; manter caixas d’água com a tampa fechada; manter piscinas sempre limpas ou cobertas; e descartar todo tipo de material inservível.
“Os cuidados preventivos são responsabilidade de todos, principalmente o descarte correto de lixo, detritos e materiais sem uso, afinal, uma simples tampinha de garrafa ou uma sacola plástica podem acumular água e tornar-se ambientes favoráveis à reprodução do mosquito”, disse a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
Quem for viajar para alguma cidade que esteja enfrentando surto da doença, a dica é redobrar os cuidados. Ao manifestar qualquer sintoma, como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, o paciente deve procurar atendimento médico no menor prazo possível.
Outro cuidado importante é o uso pessoal de repelentes e dispositivos elétricos com inseticida líquido dentro dos imóveis.
Vacina contra dengue
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que aguarda instruções técnicas do Governo de SP sobre a vacinação contra a dengue. O município foi selecionado para aplicação do imunizante e, segundo a administração municipal, deverá receber capacitação e doses para aplicação em crianças e adolescentes nas próximas semanas.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.