Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes faz parte do Arranjo Produtivo Local do Mel do Alto Tietê



Na última quarta-feira (23), o Governo de SP reconheceu por meio de edital o primeiro Arranjo Produtivo Local do Alto Tietê e Mogi das Cruzes é um dos municípios que integra o APL. Na última semana, o município também foi reconhecido pelo Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC).



O APL do Mel foi formalizado em outubro do ano passado por meio de uma parceria entre o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), o Sebrae e instituições públicas e privadas com objetivo fortalecer essa cadeia produtiva na região. São cerca de 200 produtores, entre apicultores e meliponicultores (abelhas sem ferrão), que movimentam cerca de R$ 1 milhão por ano na economia regional.



Com o reconhecimento do Estado, os produtores e representantes de entidades envolvidas ganham força para atuarem na construção da marca coletiva, evidenciando a região, no compartilhamento de recursos como maquinários e estruturas administrativas, na gestão de demandas coletivas para solução de gargalos aos negócios, além de terem acesso a capacitações novas tecnologias oferecidas pelo Estado.



O secretário municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes, Felipe Monteiro de Almeida, e também coordenador da Câmara Técnica de Agricultura do Condemat comentou sobre a conquista: “O reconhecimento do APL representa uma vantagem competitiva para a região, mas é apenas um ponto de partida deste trabalho. Agora precisamos seguir com o planejamento interno e outras ações necessárias para a continuidade e fortalecimento da cadeia produtiva do mel”, afirma.



De acordo com a Prefeitura, o grupo trabalha centrado na atualização dos dados de produção e renda na região, elaboração do regimento interno e elaboração do plano de comunicação. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, em breve será agendada uma data para realização de cerimônia de certificação do APL.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: