Categorias
ALTO TIETÊ

Covid-19: Suzano libera vacinação de crianças sem necessidade de agendamento



A partir desta segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Suzano inicia a vacinação das crianças contra a Covid-19 à livre demanda, sem a necessidade de agendamento prévio. Crianças de 5 a 11 anos de idade serão normalmente acolhidas pelas unidades de saúde junto aos demais públicos.



De acordo com a Prefeitura de Suzano, na última semana, entre os dias 21 e 25 de março, o município aplicou 9.093 doses contra a Covid-19, sendo a maior procura dos jovens e adultos na terceira dose. No total foram 4.210 doses voltadas a esse público. Entre os que buscaram a segunda dose, a procura foi de 1.648 aplicações. Em relação ao público infantil, a semana se encerrou com 589 crianças contempladas com a primeira dose e 1.614 com a segunda.



De acordo com o secretário municipal de saúde, Pedro Ishi, a imunização tem mostrado seus efeitos, uma vez que na última sexta-feira (25) não houve internações em decorrência da Covid-19 no município. “Felizmente, contamos com altos índices de imunização contra o coronavírus, não só entre as crianças, mas também entre os adultos, sendo que 99,9% já tem a imunização completa com as duas doses. Também estamos avançados com a terceira dose e a quarta aplicação de reforço, recomendada para idosos maiores de 80 anos. Inclusive, este grupo também é o público-alvo da nossa primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, que contempla os idosos com idade igual ou superior a 80 anos a partir de segunda-feira”, disse Ishi.



Atendimento

O acolhimento para todos os suzanenses maiores de cinco anos de idade acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas 24 unidades de saúde. Para garantir a primeira dose, é recomendado que o cidadão faça o pré-cadastro no site “Vacina Já” e tenha em mãos RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço de Suzano durante o atendimento.



No caso de crianças e adolescentes, é necessário também o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais no momento do atendimento. Na impossibilidade da presença, será obrigatória a apresentação do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

Para receber a segunda e a terceira dose, basta o cidadão comparecer à unidade e apresentar o documento original com foto e o cartão adquirido na primeira etapa. A terceira dose é recomendada para os adultos que já concluíram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses ou para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou imunossuprimidos. A quarta dose também é recomendada apenas para os idosos maiores de 80 anos que já completaram a terceira aplicação de reforço há quatro meses ou mais.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: