Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi das Cruzes e Suzano terão passe livre nos ônibus para realização do ENEM



Candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) terão direito de utilizar o transporte público gratuitamente nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano nos dias de aplicação das provas presenciais.



Em Mogi, a medida foi viabilizada por meio da aprovação do Projeto de Lei 179/2021, de autoria da Prefeitura, na sessão ordinária desta quarta-feira (17) na Câmara Municipal. Segundo o projeto, para que o candidato tenha direito à gratuidade, será necessária a apresentação, ao condutor do veículo, do comprovante de inscrição no ENEM, em formato impresso ou digital, em que constem o nome do inscrito, bem como as informações do dia e do local e horário de aplicação das provas. Além disso, deverá ser apresentado um documento com foto para comprovação de identidade.



“Foi uma articulação bem corrida para que a gente pudesse contemplar os alunos que vão fazer as provas nos dois domingos. Esse foi um ano complexo para a Educação, tivemos diversas perdas, e uma delas foi a motivação dos nossos estudantes. Por isso precisamos nos posicionar e apoiar a juventude”, ressaltou a vereadora Malu Fernandes (SD).



Em Suzano, a gratuidade temporária é uma medida da administração municipal em parceria com Radial Transporte, válida para todas as linhas de ônibus municipais. Para ter acesso ao benefício, o estudante deve apresentar ao motorista seu certificado de inscrição no Enem e um documento oficial com foto.



O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou a importância da conquista para os cidadãos que participarão do Enem. “Para muitos, o Enem representa o primeiro passo para a realização de um sonho. Muitas pessoas passam anos estudando para conseguir um bom desempenho, e o acesso aos locais das provas não pode ser um impedimento nessa jornada pessoal. Agradeço à Radial pela parceria, seguimos solidários com os suzanenses que farão a prova e, claro, na torcida pelo sucesso de todos”, concluiu.

Um dos principais instrumentos de acesso ao ensino superior do País, o Enem conta neste ano com 3,1 milhões de inscritos confirmados. Os resultados das provas são usados como base para o acesso a bolsas de estudo e programas de financiamento do governo Federal, além de serem requisitos para o ingresso em determinadas instituições públicas

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem nos dias 21 e 28 de novembro, com aberturas dos portões às 12h e fechamento às 13h. A avaliação terá início às 13h30.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: