Categorias
PREVISÃO DO TEMPO

Mogi das Cruzes e cidades da região registram forte ventania nesta quinta; veja o motivo



Uma forte ventania tem atingido bairros de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região do Alto Tietê na manhã desta quinta-feira (13).



De acordo com o Climatempo, site especializado em condições climáticas, a ventania é consequência de um ciclone extratropical que se organizou sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuva forte na Região Sul e intensas rajadas de vento no Sul e em parte do Sudeste e Centro-Oeste.



Ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica ou seja, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Eles promovem convergência de umidade nos níveis baixos e estão associados a movimentos verticais ascendentes do ar, ambos fatores que contribuem para a formação e o desenvolvimento de nuvens.



As rajadas mais intensas no decorrer desta quinta-feira são esperadas para a Região Sul, para o sul e leste de São Paulo e pontos altos da serra do Rio de Janeiro. 



Em Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê são previstas rajadas de vento entre 70 e 90 km/h. Confira no infográfico a seguir:

De acordo com a previsão do tempo para Mogi das Cruzes, a velocidade do vento deve cair para 11km/h na sexta (14) e 8km/h no sábado (15).

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que o ciclone extratropical está associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo país ao longo da quinta-feira, atingindo não só o Sul, mas também áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo chegar, inclusive, ao sul da região amazônica, configurando um novo evento de friagem.

Saiba mais sobre o ciclone no vídeo a seguir, divulgado pelo INMET:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: