A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, na próxima segunda-feira (25), o programa Mogi Conecta passará a atender os trabalhadores que precisam tratar sobre o seguro-desemprego por ordem de chegada, sem necessidade do agendamento. O atendimento é realizado das 9h às 16h, na unidade do programa no Terminal Estudantes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, a solicitação do seguro-desemprego pode ser feita de forma online, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, do governo federal. Além da entrada no beneficio, o candidato acessa todas as informações de pagamento, histórico de empresas anteriores e outros programas, como o abono salarial, basta configurar sua senha do portal gov.br. O atendimento presencial é necessário apenas nos casos de divergência cadastral ou quando a autorização é feita através de ata judicial.
Segundo a administração municipal, as pessoas que precisam do atendimento presencial devem comparecer com os documentos necessários para a solicitação do benefício: requerimento do seguro-desemprego/comunicado de dispensa, termo de rescisão do contrato de trabalho, carteira de trabalho, os três últimos holerites, carteira de identidade, CPF, PIS e extrato do saque do FGTS.
O seguro-desemprego pode ser solicitado pelos trabalhadores demitidos sem justa causa e que se enquadrem nas regras estabelecidas pela Lei Federal 7998/90. Entre as exigências estão: estar desempregado, não possuir renda própria para o seu sustento e de sua família e não receber benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente. O pedido deve ser feito entre 7 e 120 dias após a demissão.
A unidade do programa Mogi Conecta no Terminal Estudantes está localizada na avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, s/nº. Dúvidas sobre o atendimento presencial do seguro-desemprego em Mogi das Cruzes podem ser esclarecidas pelo telefone 4699-1900 ou pelo WhatsApp, no contato (11) 97422-4273.