Na noite desta segunda-feira (19), mais de 1.700 devotos se reuniram no Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Mogi das Cruzes, para uma Missa em Ação de Graças pelos três anos de fundação do local.
A cerimônia religiosa, conduzida pelo bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, foi marcada por intensos momentos de espiritualidade, emoção e agradecimento, contando com a participação de representantes civis, religiosos e fiéis de diversas partes do país.
Durante a homilia, Dom Pedro enfatizou a relevância da união, do amor e da perseverança, destacando o papel essencial do Santuário na região do Alto Tietê e sua missão evangelizadora em nível nacional, impulsionada pelo trabalho comprometido do padre Jonatas Diniz e sua equipe.
A celebração contou com uma apresentação especial da Orquestra Municipal de Santa Isabel, que encantou os presentes com um repertório musical executado por seus 90 músicos, sob a batuta do maestro Edmar Valinhos.
Visivelmente emocionado, o padre Jonatas expressou sua gratidão a todos os colaboradores da obra do Santuário, renovando a esperança e a fé dos fiéis que, segundo ele, encontram na devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós um caminho para a cura, a libertação e a transformação espiritual.
“Nunca foi sobre nós, nem sobre o que podemos fazer, é tudo sobre você, tudo para você, Jesus”, destacou o sacerdote.
Atualmente, as celebrações ocorrem em uma estrutura temporária, enquanto as obras do Santuário definitivo seguem em andamento. A programação religiosa inclui 23 missas semanais, além de momentos de oração, adoração ao Santíssimo e confissões. A devoção à padroeira também é propagada em rede nacional pelo programa “Filhos da Desatadora”, exibido aos domingos pela TV Rede Vida.
Fundado em 19 de maio de 2022, o Santuário é fruto da promessa do padre Jonatas, que, após superar um quadro grave de depressão durante seu tempo de seminário, comprometeu-se a divulgar a devoção à Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Desde então, o local se tornou um destino de peregrinação, acolhendo semanalmente milhares de fiéis em busca de fé, acolhimento e renovação espiritual.
Presenças
Prefeitos dos dez municípios que integram a Diocese de Mogi das Cruzes marcaram presença na missa de celebração dos três anos do santuário. Entre as autoridades presentes estavam a prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e sua esposa, Maira Cusatis, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Também marcaram presença o presidente do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, além dos prefeitos Pedro Ishi (Suzano), Dr. Luis Camargo (Arujá), Zé (Guararema), Carlos Alberto Taino Jr., o Inho (Biritiba Mirim), Rodolfo Marcondes (Salesópolis) e Carlos Chinchila (Santa Isabel). O secretário do Verde e Meio Ambiente da capital paulista, Rodrigo Ashiuchi, e sua esposa, Larissa, também participaram da celebração, junto a outras autoridades da região.
Entre os convidados de honra estavam o empresário Hissao Horii, filho do doador do terreno onde foi construído o Santuário; o advogado Dr. Francisco Arrais, que prestou apoio jurídico na doação; o arquiteto responsável pelo projeto, Ciro Pirondi; e o engenheiro Urbano Muffo. Em razão do Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados, também estiveram presentes o presidente da OAB de Mogi das Cruzes, Dr. Marcelo Inocencio, e o ex-presidente da instituição, Dr. Dirceu do Valle.