Categorias
MOGI DAS CRUZES

Mogi comemora a Semana do Trânsito com redução de 33% nas mortes em acidentes



Mogi das Cruzes registrou queda de 33,3% no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais nos oito primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pelo sistema Infosiga, do Governo de SP, registram 18 óbitos nas ruas e avenidas da cidade, o menor índice das vias sob jurisdição da Prefeitura desde que o levantamento passou a ser feito, em 2015.



Ainda de acordo com o sistema Infosiga, o índice registrado neste ano também é 33,3% menor que o de 2019. Comparando-se com os dos períodos anteriores, ele é 37,9% inferior ao de 2018, 25% menor que o de 2017, 55% menor que o de 2016 e 47% inferior ao de 2015.



“A Prefeitura vem fortalecendo as ações de educação para o trânsito e segurança viária, que englobam trabalhos de engenharia de tráfego, sinalização e fiscalização. A queda de um terço no número de mortes em vias municipais, que são as que a Prefeitura tem governança, além de mostrar o resultado deste trabalho, significa principalmente salvar vidas”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres, lembrando que a diminuição deste tipo de ocorrência também impacta positivamente na utilização de equipamentos de saúde.



Ela lembra ainda que Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de veículos de outros municípios que vem acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar. 



“Estas características fazem com que o trânsito de Mogi das Cruzes tenha características diferentes das outras cidades da região. Para enfrentar os desafios da mobilidade urbana e da segurança viária, a Prefeitura vem valorizando as ações de conscientização e educação, análises técnicas e a utilização de tecnologia para a elaboração de projetos e levantamentos”, explicou a secretária.

Outra ação que vem sendo realizada pela administração municipal é a criação do Observatório de Segurança Viária do Município de Mogi das Cruzes, que reunirá representantes de secretarias e órgãos que atuam diretamente na prevenção e atendimento a ocorrências de trânsito. 

Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou uma programação de ações voltadas à educação e à conscientização sobre segurança viária para marcar a Semana Nacional do Trânsito.

Nesta quarta-feira (22), será realizada a ação Pedal com Crianças, que comemora o Dia Mundial sem Carro. A atividade atenderá os pequenos de 6 a 10 anos e ocorrerá na avenida Cívica, das 14h às 17h. Além das orientações sobre a utilização da bicicleta e da atividade recreativa e de conscientização também serão distribuídos pipoca e algodão-doce para os participantes.

As ações voltadas aos ciclistas continuam na quinta-feira (23), quando será realizada a palestra “Vá de bike com segurança”. A ação ocorrerá das 19h às 20h, no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 

Outro destaque da programação ocorre no sábado (25), com a “Vistoria Veicular: Segurança Viária, a responsabilidade é de todos”, uma ação que reúne prestação de serviços à população e conscientização, com a participação da iniciativa privada. Na atividade, profissionais especializados verificarão itens de segurança dos veículos. Além disso, os motoristas que participarem também poderão ganhar brindes e descontos oferecidos pelas concessionárias – está prevista a participação de representantes das revendedoras das marcas Audi, Toyota, Jipe, Volvo, Caoa Chery, Citroen, Fiat, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault e Volkswagen.

Mais informações sobre as ações da Semana Nacional do Trânsito e de Educação para o Trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: