Categorias
ESPORTES

Mogi Basquete não renova com o técnico Guerrinha e anuncia reestruturação



Na tarde desta quarta-feira (2), foi realizada uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Mogi das Cruzes para divulgar a reestruturação do novo projeto ‘Joga Junto Mogi’ da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Além disso, foi anunciado que o técnico do Mogi Basquete, Guerrinha, não teve seu contrato renovado para a próxima temporada.



O evento contou com a presença do prefeito Caio Cunha; do secretário de esportes, Ewerton Komatsubara; e do diretor de esportes Renato Lamas.



O objetivo da coletiva foi a apresentar um plano de trabalho para o basquete na cidade, como: acerto de dívidas, a estruturação do basquete na cidade junto ao plano de apoio social e futuras ações, patrocinadores e a formação de novos profissionais com a integração das categorias de base (sub 12, 14, 15, 17 e 19).



“Estamos em um momento delicado, porém vamos ter um time competitivo para continuar com o basquete em Mogi. Vamos conseguir nos reestruturar. Agora é o momento da torcida acreditar e estar junto, nós amamos o basquete. Peço para os mogianos apaixonados apoiarem o time. Algumas decisões duras neste momento são necessárias. Essa primeira temporada será difícil porque precisamos valorizar e honrar primeiro o ser humano, os jogadores e a comissão técnica. Vamos trabalhar para reestruturar o projeto com muita responsabilidade e aos poucos vamos colocando a casa em ordem para chegarmos lá em cima”, disse o diretor de esportes, Renato Lamas.



O técnico Guerrinha deixa a equipe após cinco temporadas. Ele passou a integrar o Mogi Basquete em junho de 2016 e, desde então, conquistou dois títulos e disputou duas finais no comando da equipe, apesar da redução no orçamento do clube.

“Me deixa emocionado ter participado e contribuído com a história do Mogi Basket e guardo pra sempre na minha vida não tão somente as vitórias e títulos, mas sobretudo o carinho de todos vocês. Neste momento de planejamento das equipes não me foi apresentado nenhum cenário de continuidade do meu trabalho em Mogi.
Só me resta respeitar a decisão, e o direito, da diretoria de ter suas escolhas”, afirmou Guerrinha.

Joga Junto Mogi

De acordo com a administração municipal, o programa Joga Junto Mogi será um trabalho social dentro de um grande projeto desenhado para o basquete em Mogi das Cruzes. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) irá identificar núcleos a serem implantados na cidade e também fará uma interface com a Secretaria Municipal de Educação para que o trabalho seja desenvolvido nas escolas.

“O esporte não é só entretenimento. E apesar de termos várias modalidades, a principal é o basquete, que é uma paixão do mogiano. O basquete não pode ser só um time, tem de ter base e formação, inclusive com reverberação nas escolas”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

Foto: Mogi Basquete

“O objetivo do projeto é termos uma pirâmide integrada. O Joga Junto Mogi é a contrapartida social. Também haverá a profissionalização das categorias de base e o apoio ao time principal. As ações terão esta integração e as crianças que participarem do programa Joga Junto Mogi vão interagir com os jogadores do time principal, acesso aos jogos, entre outras ações”, afirmou Renato Lamas.

O diretor também destacou que o objetivo é que sejam profissionalizadas as categorias de formação da modalidade, com métodos unificados com os do time adulto. Serão criadas equipes das categorias sub-12, sub-14, sub-15, sub-17 e sub-19. 

Com um diagnóstico da atual situação da equipe, o intuito é que essa estrutura possa colaborar com a valorização dos talentos mogianos e com o trabalho de recuperação da equipe.

“Este é um momento muito especial, em que a secretaria está passando por uma reestruturação e a orientação é que onde for possível uma injeção de modernização, que seja feito. O basquete é uma paixão de Mogi das Cruzes. Temos essa visão de modernidade, de autossuficiência do projeto e a Secretaria de Esporte fará tudo o possível para apoiar”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ewerton Komatsubara.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: