Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ministro da Saúde vem a Mogi para inaugurar aparelho de radioterapia



O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, estará em Mogi das Cruzes para inaugurar o aparelho de radioterapia que será entregue até dezembro ao Centro de Oncologia do Hospital Luzia de Pinho Melo, informou o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que foi quem solicitou o equipamento.



O deputado publicou um vídeo ao lado do ministro para oficializar o convite. “Eu vim aqui, além de outras coisas, falar de um convite para que o Dr. Mandetta, nosso ministro, esteja em Mogi das Cruzes por ocasião da instalação desse novo equipamento de radioterapia no nosso Centro de Oncologia do Hospital Luzia de Pinho Melo”. Convite, este, que foi prontamente aceito pelo ministro: “Vamos estar lá, juntos, em novembro ou dezembro, antes no Natal”, respondeu Mandetta.



Segundo o deputado, o pedido do equipamento foi aprovado junto com uma emenda de R$ 500 mil que servirá para ampliar o espaço, de forma a receber o equipamento. “É preciso adequar a sala do Centro Oncológico, o que será feito com este recurso que estamos liberando junto ao Governo Federal”, explicou ele na ocasião de aprovação da emenda.



“Hoje, o Centro de Oncologia possui apenas um aparelho. Se ele quebrar ou tiver qualquer outro problema, os pacientes terão o tratamento interrompido ou terão de ser encaminhados para outras unidades do Estado, o que é um desgaste físico muito grande”, diz Bertaiolli.



Estimativas do diretor clínico do Hospital Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa indicam que haverá um aumento de aproximadamente 30% na capacidade de atendimento do Centro Oncológico. Barbosa ressaltou, ainda, que o novo aparelho é mais moderno e proporciona “um tratamento menos invasivo, oferecendo uma melhor qualidade aos pacientes”.

Hospital Luzia de Pinho Melo

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que possui 76 unidades oncológicas em todo o Estado. Habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), é considerado referência para toda a região do Alto Tietê e recebe em média 90 pacientes com casos novos de câncer por mês.

Atendendo regionalmente os 11 municípios do Alto Tietê, o hospital conta, atualmente, com um total de 2,6 mil pacientes em tratamento.

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *