No último sábado (15), o ministro das Relações Institucionais do governo federal, Alexandre Padilha, visitou a região e recebeu demandas de prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).
O ministro cumpriu agenda em Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos. No ofício encaminhado pelo Condemat a Padilha, constam na área da Saúde as solicitações de apoio do governo federal na construção e custeio dos Hospitais Federais de Arujá e Suzano.
Em Suzano, 30% das obras do Hospital Regional Federal já foram concluídas. A expectativa é de que a obra seja finalizada até o final deste ano.
Já em Arujá, as obras tiveram início neste ano, com o estudo do solo e a terraplenagem. A previsão inicial de conclusão do hospital é para 2026.
De acordo com o Condemat, ambas as unidades vão garantir a ampliação da oferta de leitos, especialidades médicas e atendimento de urgência e emergência para a região do Alto Tietê, além de desafogar as demais unidades de saúde municipais e estaduais, contribuindo com a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico regional.
Diante disso, os prefeitos do Condemat solicitaram o apoio financeiro do governo federal para concluir, equipar e manter o funcionamento das unidades.
“Estou aqui hoje porque acredito muito na parceria entre o governo federal e os municípios e, sobretudo, na iniciativa dos consórcios, então, para nós, é muito importante que a gente firme, a partir de hoje, uma parceria forte e contínua entre o governo federal e o Condemat”, disse o ministro.
Padilha garantiu que o governo federal terá um olhar atento às demandas apresentadas. “Fico muito feliz quando vejo na reivindicação do Consórcio, logo no primeiro parágrafo, o apoio do governo federal para a gente concluir e equipar o Hospital de Suzano e o Hospital de Arujá e, podem ter certeza, não vai faltar recurso da União para isso”, afirmou ele.
O Consórcio ressaltou a importância da parceria com o governo federal para melhor assistir à população de aproximadamente três milhões de habitantes, que vive nos 13 municípios que formam o Condemat (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano).
O Condemat também solicitou o intermédio do ministro, via ofício, quanto ao auxílio na segurança das escolas da região, em face dos últimos acontecimentos de ameaças e tentativas de atentados em escolas de todo o país.
Os chefes dos Executivos Municipais solicitaram o apoio financeiro e técnico do governo federal, para ampliação da segurança nas unidades escolares da região, abrangida pelo Condemat. “Externamos a preocupação com a integridade dos nossos alunos, professores e demais trabalhadores da Educação, além da necessidade de garantia do acesso seguro ao ensino. Mais uma vez, reiteramos a importância da região abrangida pelo Condemat, que concentra o segundo maior contingente populacional, depois da Capital”, consta no trecho final do ofício.
O ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo federal já está tomando medidas para promover a cultura de paz nas escolas e que, inclusive, destinará R$ 150 milhões aos municípios brasileiros para proporcionar um reforço na segurança escolar.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: