Categorias
BRASIL

Microcrédito: veja cinco bancos que liberam empréstimo para MEI



Quem é MEI (microempreendedor individual) já deve ter ouvido falar em Microcrédito, uma linha de empréstimo com juros mais baixos e menos níveis de exigência para aprovação, concedida especialmente a empreendedores da modalidade.



Geralmente, o crédito para MEI é exclusivo para capital de giro e investimentos como obras civis, aquisição de máquinas e equipamentos novos ou usados, além de compra de insumos e materiais.



Como o próprio nome indica, o valor do microcrédito é menor, se comparado com outras categorias de empréstimos para empresas, entretanto, é proporcional ao limite de faturamento anual do MEI. Os valores partem de R$ 100 e podem chegar a R$ 20.000. São concedidos valores menores para investimento em capital de giro e maiores para investimentos com Infraestrutura (como compra de maquinários e reformas).



Se for o primeiro empréstimo contratado com determinado banco ou instituição também pode ser mais difícil ter acesso a valores maiores, o que somente é conquistado depois da quitação do primeiro empréstimo e o desenvolvimento de uma relação de confiança com o banco.



A quantidade de parcelas costuma variar de acordo com a instituição financeira e a finalidade do recurso – o limite das parcelas geralmente é menor no caso de capital de giro.

Costuma ser solicitado que o cliente tenha conta no banco que está concedendo o crédito há pelo menos três meses. Assim, eles podem condicionar a contratação do empréstimo ao pagamento por débito automático, como forma de segurança contra inadimplência. Algumas organizações de microcrédito, como ONGs e cooperativas, trabalham com pagamento por boleto, não necessitando ter conta bancária.

Os documentos exigidos para a análise do crédito também dependem da instituição financeira, entretanto, dentre os que podem ser solicitados estão o CPF, RG e comprovante de residência.

Bancos que oferecem microcrédito

Confira a seguir cinco instituições financeiras que oferecem empréstimo para MEI:

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: