O pediatra Renato Santos do Rio, de 54 anos, foi preso pela Polícia Civil, em Biritiba Mirim, no dia 28 de maio. O médico é suspeito de pedofilia por ter abusado de três adolescentes com idade entre 12 e 13 anos.
De acordo com o site CatalogoMed, que lista médicos de todo o Brasil indicando onde eles atuam, o dr. Renato Santos do Rio atendia no Pronto Atendimento Municipal Irio Taino, em Biritiba Mirim, além de outras três unidades de saúde em Mogi das Cruzes: no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, na UBS da Vila Suíssa e na UBS de Jundiapeba.
Os pais das vítimas contaram à PM que o pediatra chegou a presentear as adolescentes com viagens, celulares e medicamentos, além de ter tentado se aproximar das famílias para facilitar os abusos, que aconteciam em meio à brincadeiras inventadas pelo médico – em uma delas, ele propôs um “selinho” (beijo na boca superficial, sem contato de língua) entre duas adolescentes e fez carícias na perna de outra.
Os depoimentos apontam, ainda, que em outra ocasião uma das meninas teria acordado com a mão dentro da bermuda do médico.
Após ser preso em Biritiba Mirim, Renato Santos do Rio foi transferido para Mogi das Cruzes, onde permanece detido.