Categorias
BRASIL

Lucro do FGTS 2022: veja quando será liberado e como consultar quem tem direito



O pagamento do Lucro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) acontece uma vez ao ano, assim que é feita a apuração dos rendimentos referentes ao ano anterior. Desta forma, é realizada a soma do saldo presente em contas ativas e inativas do FGTS, aplicando-se os juros e taxas de rendimento.



A data de 31 de agosto é estabelecida como o prazo final para que as quantias do lucro sejam disponibilizadas aos beneficiários, segundo a legislação. No caso do Lucro do FGTS 2022, o cálculo ainda está sendo processado e o valor final deve ser anunciado nas próximas semanas.



A expectativa para esse ano é que os valores tenham o impacto da alta da inflação acumulada em 11,73% nos últimos 12 meses, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio.



No ano passado, foi aprovada a distribuição de R$ 8,12 bilhões de Lucro do FGTS. O valor representou 96% do lucro líquido registrado em 2020. Já em 2020, o FGTS distribuiu cerca de R$ 7,5 bilhões aos trabalhadores, o que correspondeu a 66,2% do lucro de 2019.



Quem tem direito ao Lucro do FGTS?

Tem direito ao Lucro do FGTS os trabalhadores CLT, trabalhadores rurais, empregados domésticos, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais.

A distribuição dos lucros leva em consideração as contas ativas e inativas até o dia 31 de dezembro de 2021, o que significa que o trabalhadores que sacaram o recurso antes desta data, automaticamente perdem o direito ao rendimento. 

Como consultar o saldo do FGTS?

A Caixa Econômica Federal também disponibiliza os telefones 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (demais regiões) para mais informações.

Como sacar o Lucro do FGTS?

O valor do Lucro do FGTS é depositado diretamente na conta dos beneficiários na Caixa Econômica Federal. Os requisitos para o saque são os mesmos do saque tradicional, ou seja, o beneficiário só pode efetuar retirar o dinheiro em caso de aposentadoria, demissão sem justa causa, ou entrada na compra de uma residência própria.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

O FGTS não é descontado do salário, pois é uma obrigação do empregador. O valor é pago sobre salários, abonos, adicionais, gorjetas, aviso prévio, comissões e 13º salário. É uma espécie de poupança forçada que o empregador faz para o trabalhador.

Até o dia 7 de cada mês, os empregadores devem depositar em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: