Categorias
MOGI DAS CRUZES

Loja no Mercadão de Mogi vende itens feitos por pessoas em situação de vulnerabilidade



A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, em parceria com a Secretaria de Agricultura, inaugurou na manhã desta quinta-feira (16) a loja da Economia Solidária, no Mercado Municipal. Trata-se de um espaço disponibilizado pela Agricultura, onde pessoas em situação de vulnerabilidade podem comercializar produtos artesanais, que elas mesmas confeccionaram.



O primeiro grupo a ocupar o espaço é o Dons da Rua, composto por 14 pessoas em situação de rua, que passam pelo processo de superação dessa condição, a partir da permanência em acolhimentos institucionais e a realização de atividades, como oficinas de artesanato.



Outros grupos em processo de incubação social devem passar a utilizar o espaço para a venda de seus produtos, como o grupo de gastronomia Irmã D’Óca, formado por 11 mulheres que acabam de iniciar a venda de produtos derivados de farinha de tapioca na feira noturna do Mercado do Produtor e também um grupo de costura, composto por 20 pessoas de Jundiapeba



Estão disponíveis para a venda no local itens como aromatizantes, cestos de sisal, mandalas, camisetas e xícaras personalizadas, informou a administração municipal, acrescentando que, gradativamente, o local deve contar também com itens que remetam diretamente ao nome e imagem de Mogi das Cruzes.



A iniciativa é vinculada ao programa Conduz, que visa a geração de emprego e renda a pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de incubadoras sociais. De acordo com a Prefeitura, o programa já ofereceu mais de 500 horas em cursos e atendeu cerca de 600 pessoas com oficinas. 

“O Conduz é um programa da Prefeitura de Mogi, vinculado à Secretaria de Assistência Social, que visa possibilitar a geração de emprego e renda a pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir de incubadoras sociais. Nesse espaço, que nos foi cedido pela Secretaria de Agricultura, queremos possibilitar que as pessoas dêem mais um passo rumo à superação da condição de vulnerabilidade”, afirma a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart. 

A inauguração da Loja da Economia Solidária também contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes e do secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP