Categorias
BRASIL

Licenciamento 2023 de carros com placas de final 5 e 6 tem que ser feito até esta sexta



Chega ao fim, nesta sexta-feira (29), o prazo para proprietários de veículos com placas terminadas em 5 ou 6 realizarem o licenciamento 2023 junto ao Detran SP (Departamento de Trânsito de São Paulo).



O calendário para licenciar o carro em São Paulo começou em julho e vai até dezembro, evoluindo de acordo com o último dígito da placa. O prazo já venceu para todos os veículos com placas de final 1, 2, 3 e 4.



O cronograma é válido para veículos de passeio, ônibus, motocicletas, reboques e semirreboques. No caso de caminhões é considerado um outro calendário, que vai de setembro a dezembro. Confira a seguir.



Calendário licenciamento em SP

Veículos de passeio, ônibus, motocicletas, reboques e semirreboques

  • Placas com finais 1 e 2: prazo até 31 de julho
  • Placas com finais 3 e 4: prazo até 31 de agosto
  • Placas com finais 5 e 6: prazo até 29 de setembro
  • Placas com finais 7 e 8: prazo até 31 de outubro
  • Placas com final 9: prazo até 30 de novembro
  • Placas com final 0: prazo até 29 de dezembro

Caminhões

  • Placas com finais 1 e 2: prazo até 29 de setembro
  • Placas com finais 3, 4 e 5: prazo até 31 de outubro
  • Placas com final 6, 7 e 8: prazo até 30 de novembro
  • Placas com final 9 e 0: prazo até 29 de dezembro

Qual o valor e como fazer o licenciamento?

A taxa para licenciar o carro em 2023 no estado de SP é de R$ 155,23. Vale lembrar que, para realizar o processo, é preciso estar em dia com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e possíveis multas. Caso contrário, será preciso pagar todos os débitos antes de fazer o licenciamento.



O pagamento do licenciamento do veículo pode ser feito por meio do internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal) ou nas Casas Lotéricas.

Após o pagamento da taxa, o licenciamento será emitido em até 24 horas, ficando disponível na seção ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo, Detran SP e Senatran, assim como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran SP e Carteira Digital de Trânsito .

Os proprietários de veículos que não realizarem o licenciamento 2023 em SP dentro do prazo estipulado pelo Detran estarão sujeitos a infração gravíssima, sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia: