Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A cidade de Itaquaquecetuba recebeu, na manhã desta quinta-feira (17), a visita do secretário Especial da Cultura (Secult), Mario Frias. O chefe da pasta, que é ligada ao Ministério do Turismo, se reuniu com o prefeito Eduardo Boigues e os secretários municipais de Turismo, Douglas Freire, e de Cultura, Maria Ana Rosa, que pleitearam a construção de um teatro na cidade. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e contou também com a presença do secretário Marcelo Pereira Surcin, o Marcelinho Carioca.
A proposta para a construção prevê que o teatro seja implantado onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Transportes, no Parque Ecológico Mario do Canto. A expectativa é de que o aparelho cultural tenha capacidade para até 700 pessoas.
Após receber o pedido, o secretário Especial disse que o projeto para a construção será levado para Brasília, onde os investimentos necessários serão discutidos. “Estamos aqui para ver a possibilidade de trazer um teatro para a cidade e ver o quanto teríamos que investir. É importante que os municípios ofereçam programações culturais para a população”, afirmou ele.
Mario Frias também apresentou às autoridades municipais o projeto Biblioteca Digital, que deve ser implantado na cidade em uma parceria com o governo federal. O projeto oferece leitores digitais para que alunos de escolas públicas tenham maior aproximação com a literatura. Os aparelhos não possuem conexão com a internet, dando total direcionamento à leitura.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, o encontro foi proveitoso e aponta um novo olhar para a cultura e o turismo no município, com mais investimentos para aparelhos culturais e projetos na área. “A reunião foi um grande passo para mais investimentos em Itaquá e fortaleceu a possibilidade de enfim construirmos um teatro municipal, um sonho antigo da população”, disse ele.
A secretária de Cultura aproveitou para destacar a importância do município ter uma biblioteca digital. “Esperamos contar com o projeto apresentado pelo secretário Especial o quanto antes. Vamos fazer nossa parte encaminhando as documentações necessárias para, em breve, anunciar essa novidade que vai impactar diretamente na vida dos nossos estudantes”, completou Maria Ana Rosa.