Categorias
BRASIL

IR 2022: saiba se quem é MEI ou autônomo precisa declarar Imposto de Renda



Começou esta semana o prazo para declarar o Imposto de Renda 2022. Todos os anos, a declaração do IR gera muitas dúvidas, sobretudo entre os microempreendedores individuais (MEI) e autônomos que aderiram à modalidade recentemente e não sabem se precisam realizar o procedimento.



Apesar de todo MEI ser autônomo, nem todo autônomo é MEI. Os profissionais autônomos são os que estabelecem sua rotina de trabalho, como carga horária e normas de trabalho e, entre os autônomos, existem os regulamentados e os informais.



No caso do Imposto de Renda de autônomos, na maioria das vezes apenas profissionais regulamentados precisam declarar. Nessa categoria estão médicos, engenheiros, dentistas e profissionais similares.



Para sair da informalidade e se tornar MEI, passando a ter um CNPJ e direito a benefícios, é necessário fazer um cadastro no Portal do Empreendedor. Para isso será preciso pagar uma contribuição mensal chamada DAS.



Todos os anos, os microempreendedores precisam fazer a Declaração Anual de Faturamento até o dia 31 de maio. Essa declaração não tem qualquer relação com a declaração de Imposto de Renda 2022 da pessoa física, que só precisa ser feita caso seu negócio tenha tido rendimento superior a R$ 28.559,70 no ano de 2021. O processo da declaração pode ser feito diretamente pelo pelo Portal do Simples Nacional.

Cada pessoa só deve fazer apenas uma Declaração de Imposto de Renda. Sendo assim, se você teve rendimentos como MEI e como CLT, por exemplo, deve unir todos os dados em uma única declaração e enviar para a Receita Federal.

Como fazer a Declaração Anual no aplicativo da MEI Fácil

Através do aplicativo MEI Fácil é possível preencher a Declaração de forma prática e cumprir com suas obrigações enquanto MEI. Para começar, você deve colocar todos os valores que entraram para o fluxo de caixa da sua empresa em 2021. Ou seja, é preciso inserir a soma de todos os valores brutos, com e sem nota fiscal. Veja abaixo como fazer isso.

  1. Abra o aplicativo e digite o seu CPF para acessar os dados da sua MEI;
  2. Vá até a aba Meu MEI no canto direito inferior do seu aplicativo;
  3. Selecione Declaração Anual (DASN);
  4. Selecione a declaração em aberto, no caso de 2021;
  5. Escolha Finalizar sozinho;
  6. Clique em Começar;
  7. Informe se você teve um funcionário registrado na sua MEI, escolhendo a opção sim ou não, em seguida clique em continuar;
  8. Informe o valor total de tudo que você recebeu em vendas ou comércio e indústria. Preencha esses valores com atenção, pois as informações serão fornecidas para a Receita Federal;
  9. Informe tudo que você recebeu como comerciante. Na próxima tela, informe tudo que você recebeu como prestador de serviços;
  10. Confira os valores da sua declaração anual. Estando tudo correto, autorize à MEI Fácil o envio da sua declaração.

Clique aqui e confira mais notícias sobre MEI

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: