Categorias
MOGI DAS CRUZES

Assistência e Fundo Social de Mogi têm programação em homenagem às mulheres



A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fundo Social de Mogi das Cruzes vão promover programações especiais durante o mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher.



A agenda comemorativa da Assistência Social se iniciou nesta segunda (7), no Trabalho de Apoio ao Deficiente (Tradef), que promoveu atividades festivas para os usuários e também distribuíram flores para as mães e responsáveis. As homenagens serão feitas até esta quarta-feira (9), das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h.



Nesta terça-feira (8), que é realmente o Dia da Mulher, a Secretaria, por meio do programa Acessuas/ Conduz, vai promover duas ações que visam o empoderamento feminino, com a participação de grupos em processo de incubação social, para a superação de vulnerabilidades. Às 9h, haverá curso de corte e costura em Jundiapeba, organizado pelo grupo Jundiart & Costura. Já às 14h, o grupo Irmãos D´Ocas, de mulheres empreendedoras, fará uma apresentação de plano de negócios no auditório da Secretaria de Assistência Social, no prédio II da Prefeitura.



Ainda nesta terça (8), haverá atividades comemorativas na Associação Beneficente de Renovação e Assistência à Criança (ABRAC), na Casa Dandara (serviço de acolhimento para mulheres em situação de rua), na Fraternidade Santo Agostinho (crianças e adolescentes), na entidade Juntos Movimentando Comunidades (crianças e adolescentes), no Instituto Pró+Vida, que acolhe pessoas idosas e na instituição Doce Lar (crianças e adolescentes).



O evento inclui rodas de conversa, entrega de presentes e homenagens, debates sobre o protagonismo feminino, violência doméstica e demais temas relacionados à mulher. Acontecerá no bairro da Vila Brasileira uma caminhada, das 9h às 14h, promovida pela instituição Doce Lar e que visa a sensibilização e divulgação da importância da data.

Na quinta-feira (10), a agenda comemorativa continua com a oficina “No Lugar Dela” apresentada grupo Promotoras Legais Populares, que é voltado para a educação popular em direitos e políticas públicas para as mulheres. A oficina será realizada das 9h às 12 e abordará a temática das diversas violências praticadas contra as mulheres atingidas, conforme gênero, raça e classe social.

Já na sexta-feira (11), ocorrerá uma roda de conversa na UPA Oropó, promovida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Braz Cubas. A ação terá início às 9h e contará com a participação da diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Luana Guimarães, além de trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde.

Na próxima terça-feira (15), a APAE de Mogi das Cruzes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), irá promover, às 13h30, uma homenagem às mães que frequentam a entidade. E no dia 22, a Semas promoverá uma ação intersetorial, por meio do grupo de trabalho Dossiê Mulher Mogiana, que será às 14h, no auditório do prédio II.

A programação da Assistência Social se encerrar no dia 23 de março, com a live Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que se iniciará às 19 horas e vai contar com a participação de profissionais da Semas e da Rede de Defesa e Proteção à Mulher em Situação de Violência.

Fundo Social

Nesta quinta-feira (10) acontece a primeira ação do Fundo Social de Mogi das Cruzes, quando será realizada uma sessão fotográfica em parceria com a fotógrafa Marina Neves, no Estúdio Marina Neves Photoboutique.

Nomeada “Eu Vejo Flores em Você”, a ação, idealizada pela fotógrafa, visa criar registros fotográficos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não teriam acesso a esse tipo de atividade. As pessoas contempladas foram selecionadas pelo Fundo Social.

A sessão também contará com o serviço voluntário de maquiagem e cabelo, realizados pela cabeleireira e proprietária do espaço Studio Thay Costa, Tayná Costa, a maquiadora e consultora de imagem, Naiara Luísa e a maquiadora e penteadista especialista em noivas e eventos sociais, Aline Feitosa. A ação terá ainda atuação voluntária da assessora de eventos Aline Costa, responsável pela Santo Cupido Assessoria e da assistente de fotografia, Meire Neves. Todas as fotos serão reveladas e emolduradas em parceria com a Mogi Foto e JMolduras.

As fotografias do ensaio serão expostas em uma mostra que estará disponível no dia 30, em um grande evento de encerramento do mês e da programação especial em homenagem às mulheres. No mesmo dia, será exibido o vídeo produzido durante o ensaio fotográfico. E terá um bate-papo com a psiquiatra Pamela Costa, além de apresentação musical apresentada pela cantora Gabrielle Mendes do Carmo. A intenção, segundo o Fundo Social, é valorizar o projeto realizado e também debater temas importantes e situações que fazem parte da vida e trajetória das mulheres. 

No dia 30, o evento será aberto ao público, respeitando as restrições que se fizerem necessárias, em função da pandemia. A entrada será solidária, o Fundo Social pede aos interessados em participar do evento uma doação de dois pacotes de absorventes ou de um pacote de fralda geriátrica. Os produtos serão doados a pessoas fragilizadas socialmente e assistidas pelas instituições cadastradas no Fundo Social de Mogi.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: