Categorias
CULTURA

Inscrições para o Miss Akimatsuri 2019 ficam abertas até 10 de março



Entre os dias 6 e 14 de abril, acontecerá em Mogi das Cruzes o 34º Festival de Outono Akimatsuri, tradicional festival em homenagem à cultura japonesa.



Como todos os anos, um dos grandes eventos da festa será o Miss Akimatsuri, concurso que vai eleger a oriental mais bela da região do Alto Tietê.



Para participar é preciso ter entre 16 e 30 anos (até 6 de abril), ser solteira e morar em Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá, Santa Isabel, Salesópolis, Biritiba Mirim ou Guararema.



Será possível se candidatar até o dia 10 de março, por meio dos sites www.akimatsuri.com.br e www.missnikkey.com.br.



De acordo com o regulamento do concurso, “todas as candidatas inscritas passarão por uma avaliação, a ser realizada pela Comissão Organizadora, que avaliará beleza, plástica, elegância, desenvoltura e simpatia, bem como analisará as fichas de inscrição, devidamente, preenchidas e fotos enviadas, sendo que somente as selecionadas serão comunicadas por e-mail e/ou telefone, redes sociais, site do evento, e receberão as instruções para as etapas seguintes”. Os nomes das candidatas pré-selecionadas serão divulgados no site e redes sociais do Akimatsuri no dia 12 de março.

Serão escolhidas 15 finalistas para participarem da pré-seleção presencial, que será realizada em 15 de março, às 19h, no Bunkyo de Mogi das Cruzes, localizado na rua Presidente Campos Sales, nº 230, Vila Industrial.

As selecionadas deverão comparecer a ensaios obrigatórios, no Bunkyo de Mogi das Cruzes, nos dias 23 (às 15h), 24 (às 15h), 30 (às 15h), e 31 (às 15h) de março e 5 de abril (às 19h).

As vencedoras do concurso (Miss Akimatsuri, 1ª e 2ª princesas e Miss Simpatia) serão premiadas com produtos/serviços custeados por patrocinadores do evento. Em 2018, a campeã, Alessandra Yuri Takehana, ganhou uma viagem para o Nordeste, cursos de língua japonesa, tratamentos estéticos, entre outros prêmios.

“Nem acreditei quando chamaram o meu nome. Foi um momento muito emocionante, chorei muito, mas estou feliz e minha família muito orgulhosa, mandando fotos para todos os parentes que são de fora de Mogi. A ficha de que fui eleita a Miss Akimatsuri ainda não caiu”, revelou Alessandra, na ocasião.

Além disso, a Miss Akimatsuri estará classificada para o Miss Nikkey São Paulo e, caso seja vencedora, será classificada para o Miss Nikkey Brasil, concurso coordenado por Kendi Yamai, que acontecerá em julho de 2019.

A mogiana Alessandra Yuri Takehana foi a campeã do Miss Akimatsuri 2018

Sobre o Akimatsuri

Realizado desde 1986, em Mogi das Cruzes, o Festival de Outono Akimatsuri acontece sempre no mês de abril. Ele é organizado por um grupo de voluntários que tem como missão ajudar a associação no resgate e divulgação da cultura japonesa. Sendo assim, com sua extensa programação de shows e variadas opções gastronômicas, a festa tenta manter viva as tradições, costumes, crenças e incentiva as manifestações artísticas e culturais do Japão.

A praça de alimentação costuma contar com 25 boxes com iguarias típicas japonesas, produzidas e comercializadas pelas associações membros do Bunkyo, que aproveitam a oportunidade para reverterem renda para suas atividades internas.

Em um espaço reservado, chamado de Pavilhão Agrícola, agricultores de diferentes tipos de cultura expõem suas flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos, transformando-os em artigos de decoração.

Um dos pontos altos da festa é o ritual do tooro nagashi. Quando barquinhos de isopor confeccionados com uma vela ao centro são expostos, como formar de homenagear e confortar os espíritos dos mortos de cada família – no Japão, o ritual é realizado no Dia de Finados, em agosto, pois os japoenses acreditam que as almas dos falecidos retornam às casas de seus familiares na data.

Cada edição do Akimatsuri costuma contar com uma média de 80 mil visitantes.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *