Categorias
ALTO TIETÊ

Indicadores apontam recuperação consistente da indústria no Alto Tietê, diz Ciesp



No Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira (25), o setor tem motivos para comemorar uma recuperação mais consistente. Isto porque, segundo o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional do Alto Tietê, a indústria tem dado sinais de recuperação mais intensos nos últimos meses.



Um dos parâmetros que apontam para a retomada do setor é o nível de emprego, que teve um salto no primeiro trimestre deste ano. A área de abrangência do Ciesp Alto Tietê, que envolve as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, contou com saldo positivo de 2.143 empregos nos três primeiros meses de 2021. Ainda segundo a entidade, no mesmo período de 2020, houve saldo negativo de 95 postos.



De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em março, a atividade industrial obteve um resultado positivo. Um dos índices que compõem o indicador, é o faturamento, que cresceu 2,2% em relação ao mês anterior, já em comparação ao terceiro mês de 2020, houve um salto de 12,7%.



As horas trabalhadas, também aumentaram 0,9% se comparadas com fevereiro, e em relação a março do ano passado, houve um crescimento de 10,7%. Outro dado que chama atenção é o de emprego, que apresentou um aumento de 0,3% sobre fevereiro e 2,1% se analisado com o mesmo período de 2020.



Ainda segundo o levantamento, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), indicador que demonstra quanto do parque fabril está sendo utilizado, sustentou o patamar elevado de 81,1%, o que representa um aumento de 0,4 ponto percentual em relação a fevereiro. Se colocado em perspectiva, o índice está 4,8% maior que em março de 2020.

Um dos principais desafios enfrentados pela indústria desde o início da pandemia de Covid-19 foi a falta de matéria-prima, que impactou em toda cadeia produtiva. No entanto, a recente pesquisa de Sondagem Industrial, realizada pela CNI com 1.783 empresas de pequeno, médio e grande porte, demonstrou que o nível de estoque efetivo está próximo do planejado.

Desde o segundo semestre de 2020, o setor opera com estoques baixos, volume muito menor que o desejado pelos empresários. Este desajuste afetou o fornecimento de insumos, elevou preços e prejudicou a indústria. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado estava bem abaixo da linha de 50 pontos desde maio do ano passado. O índice varia de 0 a 100, nos quais 50 pontos é a linha de corte. Em abril, esse número ficou em 49,6 pontos, o que demonstra a recuperação.

“O cenário ainda é de incerteza, mas os indicadores apontam para uma recuperação mais consistente. Dependemos especialmente, da superação da pandemia de Covid-19, que apenas será possível com uma vacinação em massa e ágil, além de ações macros, como a Reforma Tributária. Precisamos reduzir o Custo Brasil, que impede a competição igualitária com o mercado exterior. Temos que olhar para o futuro para conquistar não apenas os índices da pré-crise, mas de crescimento real”, diz o diretor do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro.

Perfil da indústria no Alto Tietê

São 2.032 indústrias de transformação no Alto Tietê (base de dados Rais/2019) na área de abrangência do Ciesp Alto Tietê. Mogi das Cruzes possui 533 (base de dados Rais/2019), sendo o segundo maior parque industrial da região – o primeiro é Itaquaquecetuba, com 583 empresas.

O setor industrial emprega cerca de 69 mil trabalhadores (Rais 2019), o que representa 25% da mão de obra com carteira assinada.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: