Categorias
BRASIL

Imposto de Renda 2023: Receita Federal paga hoje lote residual da restituição; veja quem recebe



Nesta terça-feira (31), a Receita Federal iniciará o pagamento dos créditos do lote residual da restituição do Imposto de Renda 2023 (pessoa física). A estimativa é de que aproximadamente 354.509 contribuintes receberão os pagamentos do lote residual.



Os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.



Do total de contribuintes que receberão os valores, cerca de 119.040 receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.



Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”.



O crédito será realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o crédito não seja feito, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Os contribuintes que não tiverem o crédito realizado em conta, por alguma divergência de informação poderão solicitar o reagendamento do crédito através do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não retirar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá solicita-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: