Categorias
ALTO TIETÊ

Hospital Regional do Alto Tietê é inaugurado em Suzano; veja fotos



O governador Tarcísio de Freitas esteve na cidade de Suzano, nesta terça-feira (5), para a inauguração do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT).



A unidade, que contou com investimento de R$ 18,2 milhões, será referência no atendimento SUS de média e alta complexidade a moradores de toda a região do Alto Tietê. Ela tem capacidade para 189 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta.



O hospital possui uma ala de longa permanência, com 68 leitos ativos para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação. Há agora, também, 20 leitos de clínica cirúrgica, 30 de clínica médica e 10 de UTI. Segundo o Governo de SP, até fevereiro de 2024, a unidade em Suzano atingirá sua capacidade plena de atendimento.  



Além da clínica geral e cirúrgica, um dos focos do Hospital Regional do Alto Tietê será o atendimento a pacientes de ortopedia, com salas cirúrgicas para adultos e crianças em resposta a uma demanda da região. Anualmente, a unidade deverá fazer cerca de 2,8 mil procedimentos cirúrgicos de ortopedia e cirurgia geral.    



Ainda segundo o governo estadual, hospital terá capacidade para 408 internações por mês, oferecendo cirurgias e exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas, mediante agendamento via regulação estadual.

A estrutura conta um bloco para pacientes crônicos e outro só para cirurgias, além de duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um setor de fisioterapia para pacientes internados para tratamento contínuo. O hospital também possui um espaço específico para coleta de exames, salas de apoio para equipe multiprofissional e outros ambientes para atendimento à população.  

“Um dia especial. Realizar essa entrega hoje nos deixa muito satisfeitos, porque era uma obra esperada há muito tempo. E foi algo que falamos na campanha e que tratamos como prioridade, e hoje está sendo concretizado”, afirmou Tarcísio de Freitas. “E quando se entrega um hospital desse, quando se abre leitos, a gente sabe que vidas aqui serão salvas. E a gente quer que esse hospital possa trazer esperança para a população de Suzano e de todos os municípios do Alto Tietê”, acrescentou o governador.  

“Estamos enxergando um amanhã muito melhor do que hoje. Eu posso afirmar que de quando nós assumimos para hoje nós melhoramos muito, e temos muito mais para melhorar pela eficiência que nós estamos traçando no gasto público. E, principalmente, pela vontade de investir na saúde e de garantir a cada cidadão desse estado uma saúde digna e com qualidade”, acrescentou o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.  

Também participaram da cerimônia em Suzano o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores e gestores de saúde de serviços públicos e entidades conveniadas ao SUS de São Paulo. Confira no vídeo a seguir.

Veja fotos do hospital

Fotos: Governo de SP

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP