Categorias
ALTO TIETÊ

Homem é detido por maus-tratos contra cachorro em Suzano, diz Prefeitura



Um homem foi detido em Suzano na noite desta terça-feira (19) após a descoberta de que ele mantinha seu cachorro em condições de maus-tratos, segundo informações da Prefeitura Municipal. O caso aconteceu em um conjunto residencial no Parque Santa Rosa e foi atendido pela Polícia Militar (PM/SP) com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



De acordo com a administração municipal, o animal segue em acompanhamento médico em razão da gravidade dos ferimentos e, em breve, quando estiver recuperado, deverá ser encaminhado para adoção responsável.



A corporação foi informada sobre o crime através de uma denúncia feita por moradores. Uma equipe foi encaminhada até o endereço para verificar a situação. Lá, eles foram recebidos pelo tutor e encontraram o animal molhado e enrolado em uma corrente curta, em condições precárias. Uma das vizinhas disse aos policiais que o cachorro era mantido naquele estado diariamente, sem alimentação e sempre exposto à chuva e ao clima.



Ainda de acordo com a Prefeitura de Suzano, quando os agentes solicitaram ao tutor que soltasse o animal, preso por cadeado, foi descoberto que nem a chave ele tinha. Por conta disso, foi preciso utilizar um alicate para quebrar as correntes, que já estavam rasgando a pele do pescoço do animal.



Após a libertação, a equipe acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que prestou o suporte veterinário. O cão foi medicado e segue internado. Com os resultados do laudo médico, os policiais detiveram o tutor por maus tratos e o conduziram para a Delegacia Central de Polícia.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, parabenizou a Polícia Militar pela prontidão na prestação do socorro ao animal e por deter o acusado. Segundo ele, a medida fortalece o combate à impunidade daqueles que praticam maus-tratos. “Situações como esta reforçam que os animais têm sim direitos e eles devem ser respeitados. Esperamos que as devidas providências sejam tomadas e seguimos acompanhando a recuperação do cachorro. Quando ele estiver em melhores condições de saúde, a expectativa é de que possamos integrá-lo ao projeto municipal de adoção responsável, para que ele possa, enfim, encontrar um novo lar”, disse o secretário.

De acordo com a lei federal nº 9.605/98, que regulamenta crimes ambientais, a prática de maus-tratos está sujeita a multa, perda da guarda do animal e pena de reclusão de dois a cinco anos. Em casos graves, esta determinação pode se estender para até sete anos. Neste ano, Suzano também implementou a nova lei municipal nº 5.304/21, que proíbe manter os pets acorrentados em espaços confinados ou com pouca corda, ação que também está sujeita a multa.

Para informar casos de maus-tratos ou abandono de animais, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: