Categorias
MOGI DAS CRUZES

Guarda Municipal de Mogi apreende 73 carreteis de linha cortante no Parque Olímpico



A Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes apreenderam, na tarde de domingo (15), 73 carretéis de linha com cortante, conhecida como “linha chilena”, informou a Prefeitura de Mogi. A ocorrência foi na avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, no Parque Olímpico.



Ainda segundo a administração municipal, uma criança de três anos chegou a ser ferida no pescoço pelas linhas e foi socorrida por uma viatura da Guarda Municipal. Na unidade de saúde, o menino precisou levar 14 pontos no local do ferimento.



O Departamento de Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal foram acionados por moradores devido a uma denúncia de pertubação de sossego e desrespeito à Lei do Silêncio por veículos com som alto. Chegando ao local, os agentes flagraram a utilização de linhas cortantes por pessoas que estavam na via.



Foto: Divulgação / Prefeitura de Mogi das Cruzes

“A utilização de linhas com cortante e as chamadas linhas chilenas é proibida pela legislação municipal e representa um risco não só para quem está utilizando, como para quem está por perto. Como no caso deste final de semana, quando uma criança teve o pescoço cortado”, disse o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.



O secretário lembrou que o trabalho de fiscalização é realizado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, dentro de sua atividade rotineira. Além disso, a Guarda Municipal também auxilia neste trabalho, principalmente em locais de grande circulação de pessoas, como os parques.

A população também pode colaborar com o trabalho de fiscalização, com denúncias. Para isso, deve entrar em contato pelo telefone 153, da Ciemp, que funciona 24 horas por dia.

Multa para comercialização aumenta

No dia 3 de novembro, foi aprovado, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, o Projeto de Lei 120/2019, que altera a Lei 6953/14 e aumenta em 150% a multa a ser aplicada aos estabelecimentos que comercializarem cerol ou linha chilena no município. A penalização também vale para qualquer cidadão que for flagrado fabricando a substância.

Segundo o projeto, o valor da multa, que era de 20 Unidades Fiscais do Município, passa a ser de 50 UFM, o que, em 2019, equivale a R$ 8.703,50.

Além de aumentar a multa, a proposta, apresentada pelo vereador Emerson Rong (PL), também tipifica a linha chilena. Mais conhecido, o cerol é uma mistura de cola de madeira e pó de vidro que é aplicada na linha, já a linha chilena é revestida com óxido de alumínio e silício.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

3 respostas em “Guarda Municipal de Mogi apreende 73 carreteis de linha cortante no Parque Olímpico”

Agora vi vantagem ….e um rebanho de vagabundo sustentado por bolsa família empinando pipa o dia todo …bando de marmanjo barbado q deveria estar trabalhando fika vagabundando e dando trabalho ….mais essa e a cultura do povo brasileiro …Jajá carnaval q é outro desperdício de tempo e dinheiro público ….pior q isso só a caneta azul azul caneta ….vergonha

Que conveniente, segundo a portaria 02/2017, cabe ao secretário da pasta os procedimentos atinentes as medidas administrativas e possivelmente “consilhatorias” de tais infrações. Acredito que Vai ter agente visto caprichando nas atuações, em escalas de “horas extras”.
Será???????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *