O governador João Doria anunciou, nesta sexta-feira (6), uma nova reclassificação do Plano São Paulo, instituído pelo governo estadual para retomada gradativa das atividades econômicas após o período mais rígido da quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19). Ele também divulgou três mudanças que passam a valer a partir de hoje no Plano SP (confira mais abaixo).
De acordo com o Governo de SP, 76% das regiões avançaram da fase amarela à fase verde, recebendo permissão para aumentar a capacidade de público em estabelecimentos já liberados a funcionar. São elas: Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba, Piracicaba, Campinas, Taubaté e Baixada Santista.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de SP, Patrícia Ellen, afirmou que a Região Metropolitana de São Paulo, que antes era dividida em seis sub-regiões, passará a ser avaliada de forma unificada. Com isto, todos os municípios da Grande São Paulo, incluindo o Alto Tietê, avançaram de fase. Confira no mapa abaixo.
Na fase verde, os setores que já estão ativos podem ter a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. Eles ainda deverão respeitar protocolos padrão e setoriais específicos.
Para avançar para a fase verde, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser inferior a 75 e a disponibilidade de leitos superior a 5. Nos indicadores de evolução da epidemia, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. Além disso, as internações por 100 mil habitantes precisam ser inferiores a 40 e, os óbitos, abaixo de 5,0.
Segundo Doria, esta nova reclassificação do Plano São Paulo vai de 10 de outubro (sábado) a 16 de novembro, quando será realizada uma nova revisão dos níveis de quarentena em todo o estado.
A quinta e última fase do Plano SP é a azul, quando ocorrerá a retomada completa da economia, dentro do chamado “novo normal”.
A restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações está em vigor em todo o Estado desde o dia 24 de março.
Mudanças no Plano SP
Também nesta sexta, o governo estadual anunciou três mudanças no Plano SP. Confira a seguir:
- regiões na fase amarela poderão estender de oito para dez horas o funcionamento do comércio em geral, incluindo shopping, academias, restaurantes etc;
- na fase verde, o setor do comercio em geral poderá ampliar seu funcionamento de 10 para 12 horas diárias;
- restaurante e similares poderão ficar abertos até as 23h, mas o serviço deve ser encerrado às 22h – os clientes poderão permanecer no estabelecimento até o limite máximo.