Categorias
ALTO TIETÊ

Ao vivo: Doria realiza coletiva para atualizar classificações no Plano SP



O governador do Estado, João Doria, apresenta nesta sexta-feira (9), a partir das 12h45, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, novidades sobre o Plano São Paulo, que prevê a retomada das atividades econômicas de forma gradual e a partir de critérios técnicos. Veja também: assista ao vivo ao pronunciamento de João Doria desta sexta-feira (9/4)



Conforme anunciado em pronunciamento no dia 11 de setembro, o Governo de SP deve realizar hoje uma reclassificação dos níveis de quarentena atribuídas às diferentes regiões do estado. A expectativa é pelo anúncio das regiões que avançarão à fase verde, recebendo permissão para aumentar a capacidade de público em estabelecimentos já liberados a funcionar.



Pelas regras vigentes, para avançar para a fase verde, a taxa de ocupação de leitos de UTI deve ser inferior a 75 e a disponibilidade de leitos superior a 5. Nos indicadores de evolução da epidemia, os casos, óbitos e internações precisam ter variação inferior a 1,0. Além disso, as internações por 100 mil habitantes precisam ser inferiores a 40 e, os óbitos, abaixo de 5,0.



Assista a coletiva de imprensa do Governo de SP

A última reclassificação realizada pelo Governo de SP colocou todas as regiões paulistas na fase amarela, que permite o funcionamento, com restrições, do comércio de rua, shoppings centers, escritórios, bares e restaurantes, academias, salões de beleza e barbearias. Estabelecimentos de alimentação podem funcionar até as 22h para consumo local.



Na fase verde, os setores que já estão ativos podem ter a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. Eles ainda deverão respeitar protocolos padrão e setoriais específicos.

A quinta e última fase do Plano SP é a azul, quando ocorrerá a retomada completa da economia, dentro do chamado “novo normal”.

A quarentena, com restrição de acesso a estabelecimentos comerciais e o veto a eventos públicos ou privados com aglomerações, está em vigor em todo o Estado desde o dia 24 de março. Por diversas vezes, o Governo de São Paulo determinou a prorrogação da quarentena com o objetivo de reduzir a velocidade de contágio do coronavírus e garantir que o sistema de saúde mantenha a capacidade de atendimento nas redes pública e privada.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP