A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba apreendeu uma grande quantidade de bilhetes de transporte falsos após ser acionada por meio do 153 por denúncia de roubo.
De acordo com a administração municipal, ao chegar ao local indicado, os guardas encontraram 1.729 cartões de transporte do tipo Bilhete Único, provenientes do crime de estelionato nas tarifas coletivas.
A dona do imóvel, que alegou ter alugado o quarto para um indivíduo, foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica o quanto a aquisição desses produtos é prejudicial: “os cartões com falsos créditos são comercializados sob o valor inferior das tarifas por criminosos que atuam entre as estações de trem e terminais de ônibus. Com isso, as empresas têm um prejuízo de milhões por ano e a compra dessas passagens mais baratas alimenta o crime organizado”.
Os fraudadores inserem os créditos irregulares em cartões clonados por meio de hackers e compram bilhetes de terceiros para uso indevido, realizando a venda nas estações das cidades da região metropolitana, explicou a Prefeitura de Itaquaquecetuba.
Detidos nesses crimes podem responder por estelionato e formação de organização e associação criminosa. Denúncias podem ser realizadas pelo 153, da Guarda Civil Municipal.