Categorias
MOGI DAS CRUZES

Governo de SP anuncia novos leitos de UTI crônica no Hospital Dr. Arnaldo, em Mogi



A rede de saúde pública do Alto Tietê terá ampliação de 44 novos leitos de UTI, destinados para pacientes crônicos adultos e crianças no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, durante cerimônia em comemoração aos 93 anos da unidade.



Com a ampliação, o hospital passará a contar com 80 leitos de UTI para pacientes crônicos – 40 adultos e 40 de pediatria. Hoje, a unidade conta com 36 leitos em operação, sendo 8 para adultos e 28 para crianças.



Na ocasião, o secretário fez uma homenagem simbólica aos médicos Onofre Zambuzzi e Ricardo Baltazar Harada, que emprestam os nomes para as alas da unidade hospitalar.



O presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, que participou da cerimônia, destacou a importância da unidade hospitalar, sobretudo no enfrentamento à pandemia, e que em abril fez a abertura de 60 leitos para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. “O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti é um complexo muito importante para a nossa região, que há anos presta um trabalho de relevância para a população e, no momento que nossa região mais precisou, foi a retaguarda com a abertura de leitos específicos para o enfrentamento à Covid-19”, disse Ashiuchi, ao relembrar  a parceria do Condemat com o Governo de SP, que viabilizou a implantação de um novo sistema de oxigênio na unidade, o que permitiu a abertura dos leitos de Covid-19.



De acordo com a coordenadora de Serviços de Saúde do Estado, Magali Vicente Proença, o Estado irá buscar os recursos para ativação destes novos leitos, que permitirão a ampliação do tratamento aos pacientes crônicos da região.

A cerimônia também contou com a presença da diretora do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, Fabiana Santos Fonseca; do deputado estadual, André do Prado; do secretário de saúde de Suzano, Pedro Ishi; dos vereadores de Mogi das Cruzes Iduigues Martins e Malu Fernandes; e do secretário executivo do Condemat, Adriano Leite, e demais autoridades e funcionários do hospital.

Paulo Pavione – Secop/Suzano

Sobre o hospital

O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti foi fundado em 1928, a partir do antigo sanatório de Santo Ângelo. É o primeiro hospital colônia do Brasil. O complexo foi construído para abrigar pacientes com Hanseníase, que no século 19 era uma doença considerada altamente contagiosa e sem cura.

A partir de 1960, com os avanços no tratamento da Hanseníase, o hospital passou a receber outros pacientes crônicos, porém até hoje abriga cerca de 50 colonos hansenianos, que optaram por permanecer no local.

Atualmente a unidade hospitalar é referência no país para o tratamento de pacientes de longa permanência, conta com 850 funcionários diretos, e além dos leitos de UTI Crônica Adulta e Pediátrica; dispõe de unidade asilar; área de infectologia e ambulatório de especialidades, realizando em média 1.123 atendimentos ambulatoriais por mês.

Recentemente o hospital também iniciou o atendimento de recuperação pós-Covid-19.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: