A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, aos finais de semana, está intensificando os trabalhos de fiscalização para combater o desrespeito às medidas de restrição social para enfrentamento da pandemia. As ações têm a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar (PM/SP).
De acordo com a administração municipal, com o retorno da possibilidade de atendimento presencial em bares e restaurantes, equipes da fiscalização vêm verificando que a maioria dos estabelecimentos está cumprindo as normas sanitárias estabelecidas, no entanto, os clientes têm se aglomerado na parte externa dos locais, “trazendo problemas para os comerciantes, vizinhos e causando o risco de contaminação pelo coronavírus“.
A Prefeitura afirmou que a Guarda Municipal irá intensificar as rondas e o patrulhamento em áreas consideradas críticas para a ocorrência de aglomerações e pancadões. Entre os pontos acompanhados estão o Centro Cívico, o Parque Olímpico, a região da praça da Aeronáutica, no Jardim Aeroporto, a Vila Nova Mogilar, a praça Deputado Paulo Kobayashi, no Parque Santana, o Conjunto Santo Ângelo e os distritos de Jundiapeba e Cezar de Souza.
No último final de semana, foram registradas duas autuações por pancadões, no Rodeio e no Jardim Santa Tereza, informou a administração municipal, acrescentando que, além disso, ocorreram três autuações por desrespeito à Lei do Silêncio, nos bairros Mogilar, Vila Suíssa e Biritiba Ussú, e duas por desrespeito às normas de restrição para o enfrentamento à pandemia, no Mogilar e na Chácara Guanabara.
A população pode auxiliar no trabalho de fiscalização com denúncias pelo telefone 153, da Ciemp. O atendimento é feito 24 horas por dia.
Botujuru
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, na noite desta quarta-feira (28), a Guarda Municipal foi acionada para dispersar uma aglomeração na rua Independência, no Botujuru. De acordo com a denúncia, motoqueiros estavam na via, a maioria sem capacete, fazendo arruaça e barulho com os escapamentos dos veículos.
No local, viaturas de patrulhamento do setor e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) constataram a presença de cerca de 100 pessoas com motos, informou a administração municipal. Os GCMs atuaram para dispersão da aglomeração e liberação da via.
Ainda segundo a Prefeitura, posteriormente, este grupo de motoqueiros se aglomerou novamente em um posto de combustível na avenida Francisco Rodrigues Filho. No local, a Polícia Militar atuou para dispersar os participantes.