Categorias
MOGI DAS CRUZES

Finados: saiba o que abre e o que fecha em Mogi das Cruzes nesta segunda e terça



O feriado do Dia de Finados, celebrado nesta terça-feira (2), vai afetar o funcionamento de alguns serviços públicos em Mogi das Cruzes. De acordo com a administração municipal, entretanto, as atividades essenciais continuarão normalmente.



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por exemplo, não terá expediente nesta segunda e terça-feira. O atendimento à população, dentro das normas estabelecidas para o combate à pandemia do novo coronavírus, voltará ao normal na quarta-feira (3).



O Mercado Municipal funcionará nesta segunda até as 17h e na terça até as 12h. As feiras livres e o Mercado do Produtor terão funcionamento durante todos os dias, de acordo com a programação de locais, assim como o Parque CentenárioParque da Cidade e Parque Leon Feffer, que funcionam normalmente, das 7h às 17h.



Segundo a administração municipal, na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente durante todo o feriado. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas e opera exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.



Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta.

A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 trabalhará todos os dias.

Já a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira segue conforme os agendamentos online no www.cliquevacina.com.br . O SIS 160 funciona nesta segunda, mas estará suspenso na terça por conta do feriado.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações referentes ao descumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia, utilização de máscaras e outras legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o feriado. Já o Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.

Os cemitérios da SaudadeSão Salvador e Sabaúna contarão com horário de funcionamento ampliado no feriado (terça), com uma hora a mais de visitação: das 8h às 17h30. Já para marcar sepultamento, o atendimento se encerra às 16h e, para outros serviços administrativos, como consultas, o atendimento vai até 17h. Saiba mais sobre o funcionamento dos cemitérios nesta segunda e terça-feira.

Serviços estaduais

A Secretaria de Estado da Saúde informou que durante o feriado nacional de Finados, na próxima terça-feira (2), os hospitais estaduais, como o Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

No dia 1º, parte dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) funcionarão normalmente, com exceção das seguintes unidades: Barretos, Bourroul, Caraguatatuba, Fernandópolis, Itu, Jales, Lorena, Mauá, Santo André, São Carlos, São José dos Campos, Santa Fé do Sul e Votuporanga. Nenhum dos AMEs programou agendamentos para o dia 2, e todos voltam ao expediente de rotina a partir de quarta.

As unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente durante o feriado. Algumas Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como as de “alto custo” funcionam na segunda-feira, como é o caso da unidade de Mogi das Cruzes, que atende das 7h às 19h. No feriado, nenhuma terá expediente.

Na próxima terça-feira (2), os postos do Poupatempo em todo estado de São Paulo estarão fechados por conta do Dia de Finados. Já na segunda-feira (1º), véspera de feriado prolongado, as unidades irão funcionar exclusivamente, no horário habitual, para o mutirão de RG e CNH, atendendo apenas às solicitações da primeira e segunda via de Carteiras de Identidade e renovação da habilitação. Na quarta-feira (3), todas as unidades do Poupatempo voltam a funcionar normalmente, mediante agendamento prévio de data e horário.

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) também terão mudanças na operação durante o feriado de Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). Na segunda-feira, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante ao dia normal. No feriado da terça-feira, a circulação será equivalente a um domingo.

No feriado do Dia de Finados (2), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte, seguirão a programação horária de domingo. Já na segunda-feira (1º) as linhas que atendem a Baixada Santista vão funcionar normalmente, como nos dias úteis, e as demais regiões metropolitanas vão seguir a programação horária de sábado.

Nesta segunda-feira (1), a Central de Atendimento da Sabesp funciona 24h e as agências físicas estarão abertas para atendimento somente com agendamento.

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição no feriado do dia 2 por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que no feriado, somente os restaurantes da rede Bom Prato que abrem aos finais de semana irão funcionar – Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana e São Mateus. No dia 1º, todas irão abrir para atendimento normal.

Os postos da Fazenda permanecerão fechados nos dias 1º e 2, segunda e terça-feira, voltando a atender a população no dia 3, quarta-feira.

A JUCESP terá o atendimento presencial suspenso nos dias 1º e 2 de novembro. Porém, seus serviços estarão disponíveis on-line no site: www.institucional.jucesp.sp.org.br.

As unidades de São Paulo do Banco do Povo estarão fechadas nos dias 01 e 02. Demais municípios seguem determinação local. Os PATs, como estão sob gestão das prefeituras, seguem as normas municipais. O PAT Central, da Rua Boa Vista, estará fechado.

Compartilhe essa notícia: