Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2020 foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Programado para ocorrer de 21 a 31 de maio, a princípio, o evento havia sido apenas adiado, no entanto, os festeiros Mauro de Assis Margarido e Cícera Alecxandra de Oliveira e os capitães de mastro Maurimar Batalha e Roberta Fadoni Batalha optaram pelo cancelamento da festa este ano após uma reunião com o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na tarde da última quinta-feira (30). A decisão foi comunicada na manhã deste sábado (9), em reunião com representantes das entidades sociais que participam da Quermesse, na Associação Pró-Festa do Divino.
De acordo com os organizadores, o evento foi inviabilizado pela necessidade de evitar aglomeração de pessoas e, assim, conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). Ainda segundo eles, a festa será retomada no próximo ano, entre os dias 13 e 23 de maio, sob o mesmo tema e com os mesmos casais de festeiros e capitães de mastro.
“Até então, a Festa do Divino estava apenas adiada. Tínhamos a esperança do mundo já estar com um cenário bem melhor no segundo semestre. Contudo, a evolução do coronavírus no Brasil e diante das incertezas do futuro, nós não podemos, jamais, colocar centenas de vidas em risco. Por esta razão decidimos pelo cancelamento da Festa do Divino neste ano e pela continuidade dela em 2021”, explicou a festeira Alê, pedindo que os devotos montem subimpérios em suas casas.
O festeiro Mauro disse que tentou protelar ao máximo essa decisão, mas que, com muita tristeza, tiveram de optar pelo cancelamento. “A Festa deste ano já estava toda pronta, como o Império e as bandeiras dos festeiros e capitães de mastro. Os artistas principais que iriam cantar na Quermesse também já estavam contratados. Mas o momento pede cautela e precaução”, afirmou ele.
Adaptações
Mesmo a distância e cumprindo o isolamento social, festeiros e capitães de mastro planejam várias ações para comemorar o Dia de Pentecostes (31 de maio), data que celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, como a celebração das missas da novena preparatória, de 22 a 30 de maio, de maneira não presencial e com transmissão online. Todas as decisões foram tomadas em comum acordo e com total apoio do bispo diocesano e da Associação Pró-Festa do Divino.
A celebração das Santas Missas da novena preparatória que tradicionalmente ocorre na Catedral de Santana, neste ano, será realizada na Paróquia do padre celebrante, sem a presença de devotos. Elas terão a transmissão online e poderão ser acompanhadas pelo Facebook da Festa do Divino e da Igreja na Mídia. Além disto, a partir da próxima semana serão divulgadas outras ações estão sendo planejadas pelos festeiros e capitães de mastro para serem realizadas no período da festividade. Dentre elas, está a montagem do Subimpério na Catedral de Santana.
“Durante este período em que Mogi das Cruzes e Região se tinge de vermelho, nós queremos manter isso com a expressão da vivência e devoção ao Espírito Santo ainda que nós não possamos nos encontrar fisicamente”, comentou o padre Diogo Shishito.
Durante a reunião deste sábado, os festeiros e capitães de mastro incentivaram, ainda, as entidades sociais a produzirem os quitutes comercializados durante os dias de Festa do Divino para fazer a venda online no período da festividade, com entregas via delivery ou até no sistema drive thru, como forma de angariar recursos. Os representantes das organizações sociais entenderam a situação e alguns afirmaram que já estão comercializando os produtos. É o caso da Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que já está fazendo ações desse tipo.
Além disso, algumas atividades religiosas não pararam de ocorrer, apenas foram adaptadas ao atual momento. Em um cenário ‘normal’, por exemplo, as rezadeiras, rezadores e seus auxiliares estariam percorrendo os quatro cantos da Cidade, indo às casas de famílias devotas para fazer a Coroa do Divino. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, essas rezas estão ocorrendo via WhatsApp. Cada rezadeira criou o seu grupo para fazer a Coroa do Divino e é por meio dessa ferramenta que elas têm levado mensagens de fé e esperança às famílias que pedem por orações e reforçam os pedidos de dias melhores.
Também há a ação solidária, implantada pelos festeiros e capitães de mastro, como forma de prevenção ao novo coronavírus: a confecção e doação de máscaras a diversas entidades sociais. “A doação de máscaras protetoras continua, assim como a confecção delas que, no momento, estão sendo feitas por um grupo de oito voluntárias. Já doamos três mil máscaras. Uma empresa nos fez a doação de tecido de algodão e elásticos para que as nossas voluntárias confeccionem mais máscaras”, disse o festeiro Mauro.
O tema da festividade é: “Divino Espírito Santo, fortalecei-nos na caridade e conduzi-nos à santidade”.