Categorias
MOGI DAS CRUZES

Escola de dança oferece bolsas de estudo de balé para meninos em Mogi das Cruzes



O Projeto ‘Transversal’, idealizado pela escola de Dança Fernanda Moretti e aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Mogi das Cruzes, ainda conta com bolsas de estudos para formação completa em balé clássico e contemporâneo. Ao todo, foram disponibilizadas 20 bolsas para meninos, sendo que ainda há três para titulares e 10 para suplentes.



A primeira seletiva foi realizada no dia 7 de agosto, seguindo os protocolos de prevenção contra a Covid-19. O tempo de audição foi de aproximadamente uma hora.



O professor e coreógrafo Cleiton Costa passou aos candidatos as bases de uma aula de dança moderna e a professora, bailarina e psicóloga do projeto, Carla Gonçalves, assistiu junto com a diretora artística e pedagógica Fernanda Moretti. “A concentração e disponibilidade em aprender movimentos, coordenação rítmica, postura e musicalidade foram itens avaliados e que tiveram importância na aprovação dos candidatos”, explicou ela.



Ao final da seletiva, todos receberam o resultado e foram combinados os horários das aulas, que já tiveram seu início na semana passada. “A primeira terapia em grupo, com atendimento psicológico em dinâmicas, já aconteceu. Ela vai se estender às famílias até o final do ano. É importante dizer que durante o período de estudos, além da bolsa de 100%, eles recebem uniforme completo, figurino para espetáculos, cesta básica mensal, acompanhamento psicológico, avaliação e orientação com fisioterapeuta. Os professores da formação pertencem à equipe de profissionais da produtora, sendo artistas e educadores com importante e tradicional atuação na cidade”, disse a idealizadora do projeto, Fernanda Moretti.



Segundo ela, no final deste mês cada um irá fazer individualmente uma avaliação com os fisioterapeutas Ingrid Catarine e Rafael Silva, da Clínica de Fisioterapia e Reabilitação Integrada.

Essa etapa do projeto será desenvolvida em cinco meses. Os alunos terão aulas presenciais de técnica clássica e moderna, além de aprender a criar coreografias e conhecer o movimento anatômico do corpo. “Por causa da pandemia, a ideia inicial é que em dezembro seja gravada uma videodança a ser publicada virtualmente. Mas já pensamos em iniciar o ano que vem com um espetáculo presencial e uma nova edição de seleção para ampliar as vagas”, ressalta Fernanda.

A confeiteira Paloma Shimizu é mãe do Luiz Eduardo Hideki Nunes Shimizu, de 9 anos, um dos selecionados na audição. Ela fala com gratidão da iniciativa. “É um incentivo que nos ajuda de uma forma surreal apoiar o sonho dele. Eu só tenho a agradecer a Fernanda e a todos os envolvidos, a todos os patrocinadores. Espero que mais crianças possam se beneficiar dele. Gratidão enorme”.

Lucas Souza Garcia, de 23 anos, foi um dos escolhidos para participar do projeto. “Eu acho importantíssimo esse apoio para nós que somos bailarinos, pra quem nunca fez ou já fez algumas aulas e unir, integrar todo mundo num projeto é incrível para a formação tanto dos pequenos, quanto dos grandes que já tem uma experiência. Compartilhar desses momentos pra mim está sendo maravilhoso. Só gratidão”, finaliza.

A escola de dança informou que ainda está finalizando o processo seletivo para cinco bolsas de 50% para meninas, em outra iniciativa com cunho social. Neste caso, uma vaga ainda não foi preenchida.

Como se inscrever

Para se inscrever nas vagas remanescentes do projeto Transversal, é preciso ser morador de Mogi das Cruzes, ter preferencialmente entre 7 e 17 anos, e estar devidamente matriculado em uma escola.

O regulamento e o link de inscrição para os dois projetos podem ser solicitados pelos seguintes canais: instagram @arte_do_movimento; facebook Fernanda Moretti Arte do Movimento; e-mail ciaprojetodancar@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 99514 0273.

A iniciativa do projeto Transversal – O Masculino e a Dança é da produtora Fernanda Moretti Arte do Movimento. Os patrocinadores oficiais são as empresas Rinnai e Grupo Vamos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: