Categorias
MOGI DAS CRUZES

Entenda como funcionará a vacinação contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes



Com a chegada da remessa inicial de 5.240 doses de imunizante, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes iniciou, na noite de ontem (20), a vacinação contra a Covid-19 na cidade. O primeiro imunizado foi o enfermeiro Davi de Oliveira, que atua na linha de frente da pandemia no Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus em Mogi.



De acordo com a Prefeitura, nesta quinta-feira (21), além da continuidade da aplicação da vacina no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, também foi iniciada a distribuição para todas as unidades que possuem profissionais atuando na linha de frente.



“Neste primeiro momento, por conta da quantidade reduzida, a prioridade é vacinar as equipes de saúde que estão na linha de frente do combate ao Covid-19, como profissionais que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), hospitais e pronto-socorros. Nada mais justo, afinal são eles que garantem todos os cuidados”, disse o secretário municipal de saúde, Henrique Naufel.



Ainda segundo Naufel, a remessa inicial de 5.240 vacinas recebida pelo município não será suficiente para imunizar todos os profissionais de saúde, uma vez que, em vacinação contra a gripe realizada o ano passado, foram aplicadas aproximadamente 9 mil doses em pessoas que trabalham na área. “O que estamos recebendo inicialmente representa pouco mais de 50% desse total. É muito pouco, por isso vamos vacinar primeiro quem atua na linha de frente de cuidados aos pacientes da Covid-19”, afirmou ele.



A Prefeitura divulgou o escalonamento dos públicos prioritários para aplicação da vacina contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes. Confira abaixo:

  1. Profissionais de saúde, indígenas e quilombolas;
  2. Idosos institucionalizados e idosos escalonados por idade;
  3. Pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão, doença pulmonar, entre outras.;
  4. Professores, membros das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

No caso dos idosos, os primeiros a receber a imunização serão os que possuem acima de 75 anos. “Vai ser o quantitativo escalonado de cinco em cinco anos. Então, a partir dessa primeira dose, que serão os profissionais de saúde, indígenas e quilombolas, virão os que têm acima de 75 anos, depois entre 70 e 75, entre 65 e 70 e de 60 a 65 anos”, explicou Henrique Naufel, em transmissão ao vivo realizada na última segunda-feira (18), junto com o Prefeito Caio Cunha.

De acordo com a Prefeitura, novas etapas da campanha de vacinação serão informadas e realizadas mediante o envio de novas remessas de vacina pelo Governo do Estado.

Logística

O chefe da pasta da saúde explicou que a vacinação contra o coronavírus em Mogi das Cruzes será realizada nos postos de saúde e também no esquema “drive-thru”, sem sair do carro.

“Estamos com tudo pronto para realizar a vacinação na cidade, com planejamento estratégico nas unidades de saúde e sistema drive-thru, que gerou bons resultados no ano passado, mas tudo isso dependerá do envio de doses pelo Governo do Estado”, disse Naufel.

“Quando será? A gente não sabe. Depende da importação da matéria básica para fazer o envase e distribuição aqui no Brasil. O que nós temos hoje que serão distribuídas para o país inteiro são essas 10,8 milhões”, concluiu o secretário.

Confira as últimas notícias sobre o coronavírus em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: